Fórum de calçado recebe a presença de 21 deputados estaduais


19/05/2003 21:04

Compartilhar:


Entre as reivindicações que os representantes do Legislativo paulista receberam dos empresários consta a redução da alíquota do ICMS do couro de 18% para 7%

DA REDAÇÃO

O 1.º Fórum de Calçado "Hugo Bettarello", realizado na cidade de Franca, na sexta-feira, 16/5, foi considerado um sucesso pelos participantes. No campo político, foi possível uma aproximação entre os empresários do setor e as autoridades.O encontro contou com a presença de 21 deputados estaduais paulistas e de um deputado federal.

Na opinião do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Sidney Beraldo, o fórum de calçado foi um acontecimento inédito e precedeu a realização de outros encontros. "O modelo, criado pelo deputado Gilson de Souza de aproximar os deputados do setor produtivo passará a ser utilizado com freqüência pela Assembléia Legislativa. Vamos discutir as questões dos segmentos sucroalcooleiro, do têxtil e do cerâmico, entre outros, que também geram muitos empregos e riqueza para o País. Cada região tem sua característica e precisamos trabalhar em sintonia."

Entre as propostas dos empresários, está a que reduz a alíquota do ICMS do couro de 18% para 7%. Em contrapartida, o setor - tido como de crucial importância para a economia do País - responsabiliza-se pela manutenção da arrecadação do imposto.

Também constou da lista de reivindicações o fim dos obstáculos para quem vai abrir uma empresa; facilidades para os exportadores na recuperação dos créditos de ICMS e maior autonomia para o posto fiscal de Franca.

Os deputados Gilson de Souza (PFL), Roberto Engler (PSDB), Arnaldo Jardim (PPS), Adilson Barroso (PTB) e Rafael Silva (PSB), que integram a comissão de representação aprovada pela Assembléia para constatar a atual situação do setor calçadista de Franca e região e buscar as soluções cabíveis para os problemas existentes no segmento, devem encaminhar a proposta de alteração da alíquota ao governador do Estado.

alesp