Presidente da Telefônica presta contas na Assembléia Legislativa


11/11/2005 11:10

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Da assessoria do deputado Romeu Tuma

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembléia Legislativa, deputado Romeu Tuma (PMDB), disse que a presença do presidente da Telefônica, Fernando Xavier Ferreira, que foi à Casa nesta terça-feira prestar contas sobre atendimento aos usuários, foi um grande avanço para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias do País.

"Quebramos um tabu. Todos diziam que as empresas não viriam até aqui. Iniciamos nosso trabalho chamando as concessionárias de energia elétrica, depois de telefonia celular e, agora, de telefonia fixa. Isso demonstra que estamos cumprindo um importante papel na tentativa de resolver os problemas dos consumidores", afirma Tuma.

Também eram aguardados os representantes das operadoras Vésper São Paulo S.A e Nextel do Brasil, mas seus presidentes, Carlos Henrique Moreira e José Felipe, não compareceram. Tuma apresentará notificação ao Ministério Público para que o órgão tome as providências cabíveis.

Representantes de várias entidades de defesa do consumidor apresentaram as principais queixas da população com relação aos serviços de telefonia fixa. A técnica do Procon-SP, Valéria Cunha afirmou, que grande parte das reclamações se refere à cobrança de serviços agregados, sem o consentimento do consumidor. "Muitas vezes, essas funções adicionais são vendidas sem a clareza necessária. Às vezes, para pessoas que nem sabem como utilizá-las".

Fernando Xavier Ferreira informou que a Telefonica assinou um compromisso junto à Anatel, com a presença do Ministério Público, que prevê a instalação de 689 postos de atendimento ao consumidor no Estado até o final deste ano. "Já temos 642 postos instalados nas agências dos correios, além de seis lojas próprias. Isso significa que mais de 90% do compromisso assumido já foi cumprido. Até dezembro, teremos o restante dos pontos de atendimento", garantiu.

No final do encontro, Tuma solicitou ao presidente da Telefônica que ele criasse um canal de comunicação direta entre a companhia e a Comissão, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a empresa e os consumidores. "Estamos aqui para servir aos eleitores, que são os verdadeiros detentores de nossos mandatos. Quando promovemos debates como estes, estamos servindo à comunidade", finalizou o deputado.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp