Deputado cobra informações do Executivo sobre aterro no Taboão


10/05/2006 16:42

Compartilhar:


Com o objetivo de preservar a qualidade do meio ambiente do distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, o deputado Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS) solicitou uma audiência com o Governo do Estado para obter informações sobre a instalação de aterro sanitário naquele local. O deputado pretende, desta forma, verificar se todas as exigências legais estão sendo tomadas para autorizar o funcionamento do aterro no local, obra que, acredita, trará prejuízos a Taboão.

Nesta terça-feira, 9/5, o deputado reuniu-se com Rubens Lara, secretário da Casa Civil, para tratar da possibilidade de agendar uma audiência com José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente, e Otávio Okano, presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

O deputado afirma que com a realização da audiência poderá ser agilizada a verificação do trâmite desse licenciamento, considerando a ocorrência de manifestações de entidades e empresas contrárias à aprovação de emenda que autoriza a instalação do aterro, cuja implantação foi aprovada por 11 votos a 4 na Câmara de Mogi das Cruzes.

"É a maneira mais eficaz para obter essas informações necessárias. Conseguirei isso apenas conversando diretamente com as autoridades que cuidam desse setor", comentou Gondim. O deputado já encaminhou um requerimento à Cetesb pedindo informações sobre o aterro, em 27/4, e ainda não recebeu uma resposta. Gondim alertou para o prejuízo que a instalação do aterro acarretará e para os danos ambientais no distrito, nos bairros vizinhos, na produção agrícola e na floricultura. Além disso, admite a possibilidade de a General Motors (GM) cumprir a ameaça de fechar sua montadora em funcionamento no local.

Na última quinta-feira, 4/5, Gondim criticou a aprovação da emenda que permite a instalação do aterro, cujo projeto é da empresa Queiroz Galvão. Em discurso no plenário da Assembléia Legislativa, declarou que a empreiteira ganhou a votação no grito.

Segundo o projeto, o aterro receberá lixo de 38 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, exceto da capital. A emenda aprovada na Câmara alterou completamente o projeto de iniciativa popular, adverte o parlamentar, que defendia o funcionamento de um depósito municipal.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp