Da Tribuna


03/04/2009 19:29

Compartilhar:


Erro nas cartilhas

Carlos Giannazi (PSOL) caracterizou como falida a política educacional elaborada por José Serra no Estado de São Paulo. "Nós nem temos secretário de Educação. Uma renunciou e o outro ainda nem assumiu", disse. O deputado comentou o caso das cartilhas, que segundo ele, a Secretaria de Educação terceirizou e foram distribuídas para o ensino público com vários erros. Em geografia, o Paraguai aparecia em dois lugares, e o Uruguai desaparecia; em história, constava que Cristóvão Colombro descobriu a América em 1942. "Alguém tem que responder por isso e refazer essas apostilas", acrescentou. Giannazi criticou ainda a política de bônus, já que, segundo ele, muitos professores não estão recebendo. (MC)



Justiça de paz

José Bittencourt (PDT) falou sobre a necessidade da institucionalização da Justiça de Paz no Estado de São Paulo. Segundo ele, seria uma ferramenta muito importante para a conciliação e faria com que desafogasse o judiciário do Estado. "Faço um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça para que a Justiça de Paz seja institucionalizada", afirmou. Para o deputado, deveriam ser eleitos juízes de paz a cada quatro anos que possuam competências para realizar questões importantes para o judiciário. "Seria fundamental para atender as cidades do Estado", ressaltou. Bittencourt enfatizou a necessidade de um projeto de lei criando a Justiça de Paz. (MC)



Demissões em frigorífico

Olimpio Gomes (PV) criticou o encerramento das atividades do frigorífico Independência em Presidente Venceslau e Itupeva. De acordo com o parlamentar, devido as unidade fechadas, o frigorífico gerou quase 1500 desempregos. "Nesse momento de crise, é necessário fomento à manutenção dos empregos", insistiu. Para Olímpio, é importante que haja apoio da sociedade. "Encareço que possa haver esforço comum de toda a população da região de Presidente Venceslau e Itupeva", afirmou. O deputado acredita que os pequenos municípios poderão ser muito assolados com a perda de empregos. (MC)



Suzano

José Cândido (PT) se contrapôs a algumas questões ditas ontem pelo deputado Estevam Galvão (DEM) a respeito da cidade de Suzano. Ao falar sobre os 60 anos de emancipação política da cidade, Galvão teria feito, além de elogios, algumas críticas à atual administração. "O prefeito tem sim boa vontade em receber investimentos na área da educação", defendeu Cândido. De acordo com o parlamentar, o prefeito de Suzano, Marcelo Cândido, construiu uma Etec e 12 creches em seu mandato, realizou quase 50% da pavimentação, entre outros benefícios. Cândido comentou também sua satisfação em saber que Estevam Galvão está interessado em criar uma unidade da Unesp em Suzano. (MC)

alesp