Plano de desenvolvimento para cidades vítimas da guerra fiscal


10/05/2011 18:52

Compartilhar:


O Cinturão Fiscal, uma das bandeiras de Itamar Borges (PMDB), será uma realidade. Após entendimentos com o governador do Estado e os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Itamar Borges anunciou que o Estado de São Paulo terá um plano de desenvolvimento para atingir as cidades que tem sido vítimas da guerra fiscal.

Essa prática se dá através de concessões de benefícios fiscais, financeiros e de infraestrutura para que as empresas transfiram seus investimentos para o Estado concessor do benefício. Com isso retiram empregos e renda de São Paulo, a exemplo do que acontece com o Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo Itamar Borges, o governo está definindo os critérios para enquadramento dos municípios para então anunciar esse plano de desenvolvimento. "Dentre os critérios a serem utilizados está o Índice Paulista de Responsabilidade Social, que cria indicadores e hierarquiza os municípios paulistas conforme seus níveis de riqueza, longevidade e escolaridade. A tendência é que o plano beneficie os municípios localizados nas fronteiras de São Paulo com outros Estados da federação" acrescentou.

"São Paulo é o maior mercado consumidor do país e um dos que mais perde empresas para os Estados que praticam a guerra fiscal. O governo precisa criar medidas para proteger a nossa economia e incentivar a permanência e instalação de empresas no nosso Estado" concluiu o deputado.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp