Para deputado, está havendo privatização disfarçada do HC


18/11/2011 19:46

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa aprovou, na última quarta-feira, 16/11, o Projeto de Lei Complementar 79/2006. Foram 58 votos favoráveis contra 19. Segundo Hamilton Pereira, o polêmico projeto, que circula na Assembleia desde 2006, na prática institui a chamada dupla porta no Hospital das Clínicas. "Com isso, o HC poderá vender serviços a planos de saúde e a pacientes privados, em detrimento daqueles do Sistema Único de Saúde. É uma etapa de privatização da saúde em São Paulo".

Hamilton, acompanhando a bancada do PT, mais os parlamentares do PCdoB, PSOL e o deputado Olímpio Gomes (PDT), votou contra. Para Hamilton, vai repetir-se no Hospital das Clínicas o que ocorreu no Incor, que também adotou o sistema de dupla porta. "Houve a criação de dois tipos de pacientes: os que pagam têm atendimento imediato; o que não pagam, aguardam meses por determinados procedimentos. E isso numa instituição que, pela Constituição do Estado, deve ser pública", afirmou Hamilton.

Os petistas Adriano Diogo e João Paulo Rillo também manifestaram indignação com a aprovação do texto. "Estou sem chão porque sei que para entrar (como paciente), só pagando os mais caros convênios, lamentou Diogo. Para Rillo, o que aconteceu foi "a maior atrocidade que a Assembleia já cometeu, entregando um patrimônio público de excelência a um grupo pequeno e privilegiado, descaradamente".



hpereira@al.sp.gov.br

alesp