Proposto material contra bullying ao MEC


26/07/2011 11:38

Compartilhar:


Sugerido recentemente ao MEC pela doutoranda em psicologia Ana Carina Stelko-Pereira, o folder "Psiu, repara aí!" pode ser aplicado até o fim do ano a alunos da 6ª à 9ª séries do ensino fundamental. De acordo com a doutora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o material já passou por testes com 70 estudantes e 95% aprovaram o conteúdo, que inclui desenhos e histórias sobre bullying.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, a proposta é relevante, pois trata de informar os jovens sobre o problema. "É interessante inserir este tipo de material nas escolas, ainda mais em um momento em que o assunto é tão comentado", disse. O parlamentar já apresentou um Projeto de Lei sobre o assunto. O PL1.239/2009 institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A ideia, segundo o autor, é estimular o combate a qualquer tipo de humilhação dentro das escolas.

Segundo a pesquisa realizada por Ana Carina, como parte de sua tese de doutorado "Violência nota zero", orientada pela professora Lúcia Williams, 70% dos estudantes disseram que sofriam agressão física pelo menos uma vez a cada seis meses e que eram agredidos verbalmente sete vezes ou mais por semana.(pm)



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp