Campanha aborda prevenção de acidentes por mergulhos


08/01/2001 17:07

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou projeto do deputado Duarte Nogueira (PSDB) que prevê a realização de campanha de prevenção a acidentes que comprometem a coluna cervical provocados por mergulhos em águas rasas. O projeto foi elaborado em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e, de acordo com o projeto, agora transformado em lei, a Secretaria de Estado da Saúde poderá desenvolver a campanha em conjunto com hospitais e faculdades em todo o Estado.

Segundo a pesquisadora Carmem Lúcia Cadurin, esses acidentes acontecem quando as pessoas mergulham de cabeça em lagos e rios rasos. O choque com pedras, solo ou entulhos levados pela água das chuvas pode ocasionar lesões na coluna cervical e levar à tetraplegia (imobilidade de braços, tronco e pernas) irreversível.

Levantamento realizado por Cadurin entre 1989 e 1999 demonstra que na região de Ribeirão Preto 528 pessoas sofreram lesão na coluna; 97 casos foram provocados por mergulho em águas rasas e, dentre esses, 60 pacientes ficaram tetraplégicos - 25 acidentes ocorreram em piscinas e 72 em rios, represas, lagos e córregos.

"A água sempre está associada apenas a afogamentos. E, por isso, a causa maior desses acidentes é o desconhecimento sobre suas causas. As pessoas não conhecem o local onde vão mergulhar. Muitas vezes, por se tratar de uma atividade de lazer, também há consumo de álcool", disse a pesquisadora.

Segundo a pesquisa, dos 97 casos de acidentes por mergulhos 47 ocorreram com pacientes entre 10 e 20 anos; 30 na faixa de 20 a 30 anos; e 20 envolveram pessoas com mais de 30 anos. Também ficou constatado que 90% das vítimas são homens.

Para o deputado, as tentativas de divulgação do problema têm sido limitadas, mas a parceria entre o Estado, hospitais e faculdades "vai viabilizar a realização da campanha".

De acordo com Carmem Lúcia, Ribeirão Preto é a pioneira nesse tipo de campanha. "Estávamos aguardando uma iniciativa do Estado nesse sentido".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886-6790/6794)

alesp