Alternativa garante preservação do parque ecológico de São Vicente


10/12/2002 16:09

Compartilhar:


Da Assessoria

Instada pela comunidade vicentina, a deputada estadual Mariângela Duarte (PT) solicitou ao secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, informações a respeito do Parque Ecológico Japuí-Xixová, criado pelo Decreto Lei 37.536/93, artigo 1º. Essa reserva florestal, localizada na Praia de Itaquetanduva, no Município de São Vicente, Região Metropolitana da Baixada Santista, vem sendo degradada por falta de fiscalização - ao que consta, há apenas quatro fiscais para todo o litoral paulista.

De acordo com relatos, mariscos vêm sendo retirados indiscriminadamente; acampamentos sem monitoramento ou acompanhamento ecológico são freqüentes; o lixo prolifera no local. O parque, onde antes funcionava uma pedreira e um curtume (hoje desativados), é a única reserva da Mata Atlântica em São Vicente, voltada para o mar aberto: de um lado está a Praia de Paranapuã (reserva da Marinha) e, do outro, o Forte Itaipu, pertencente ao Exército.

Ofício da deputada dirigido a Goldemberg apresenta proposta da comunidade vicentina, que anseia pela possibilidade de o local ser destinado à Unesp Campus São Vicente, que já mantém cursos como Gerenciamento Costeiro e Biologia Marinha. O objetivo é servir à pesquisa e preparação de novos cursos voltados ao meio ambiente, como técnico ambiental e florestal, por exemplo, e zelar pela preservação do costado marinho e da área de procriação de crustáceos e de outras espécies encontradas nesse parque de rica diversidade.

No documento, a deputada ainda ressalta que "passeios monitorados por professores e técnicos ambientais especializados, caminhadas ecológicas, iriam propiciar a estudantes, visitantes e turistas a oportunidade de farto conhecimento da fauna e flora locais, como também da pitoresca história que envolve todo o parque e seu entorno. Ao mesmo tempo, esse "aproveitamento" educacional, científico e ecoturístico, sob responsabilidade da Unesp e órgãos afins, garantiria a preservação desejada."

Mariângela Duarte espera que a Secretaria dê alternativas que viabilizem a proposta, que considera uma iniciativa nobre, em benefício da valorosa comunidade do mais antigo município do Brasil.

Foi dado conhecimento do ofício dirigido ao secretário ao coordenador-executivo da Unesp Campus São Vicente, professor Luiz Antônio Vane.

alesp