Baixada Santista quer unidade do Poupatempo

Há quase dois anos o governo estuda a implantação do serviço na região, diz deputada
18/01/2002 12:55

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DA ASSESSORIA

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) voltou a defender a implantação de um posto do Poupatempo na Baixada Santista, para facilitar o acesso de mais de 1 milhão de moradores da Região Metropolitana aos serviços públicos oferecidos nessas unidades, já implantadas em cidades como Campinas e São José dos Campos, entre outras.

"Parece que as conquistas são sempre mais difíceis para nossa região, mas vamos continuar insistindo até que a população da Baixada tenha acesso ao Poupatempo", enfatiza a deputada.

Em ofícios enviados ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antônio Angarita, Maria Lúcia lembra que há quase dois anos o governo estadual estuda a implantação da unidade. Em documento encaminhado à deputada no ano passado, representantes do governo explicavam que, desde o início do ano 2000, técnicos da secretaria já haviam vistoriado mais de 20 edificações em Santos, em busca de uma sede regional para o Poupatempo. Segundo o relatório, datado de 30 de julho de 2001, a maioria dos imóveis inspecionados não atendia às necessidades ou exigiriam alto investimento para reforma. Por isso, o governo estadual estaria buscando parcerias com a iniciativa privada.

"Passados quase seis meses, como estão essas negociações? Se nenhum parceiro for encontrado, a Baixada continuará sem acesso a esse importante serviço?", questiona Maria Lúcia. Para a parlamentar, essa postura inaceitável representa mais uma discriminação com a Baixada Santista. "A implantação do Poupatempo, especialmente no Centro Histórico de Santos, poderá ser uma peça fundamental no processo de revitalização daquela área da cidade", ela avalia. "A importância desse empreendimento justifica que o governo assuma sozinho os investimentos, caso não haja interesse da iniciativa privada."

Nas unidades do Poupatempo, o cidadão pode, com mais agilidade e menos burocracia, requisitar documentos como Cédula de Identidade e Carteira de Trabalho, solicitar pagamento de seguro-desemprego e licenciar veículos, além de requisitar serviços e verificar pendências junto a órgãos estaduais e federais. Segundo estatísticas do próprio governo, cerca de 38 milhões de atendimentos já foram realizados nos postos em operação, que funcionam de segunda a sábado.

alesp