Fórum discutirá novas abordagens em hepatite C


11/05/2006 17:24

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participará da solenidade de abertura do IV Fórum Técnico Científico em Hepatite C da Baixada Santista, na sexta-feira, 12/5, às 18h45, na Câmara Municipal de Praia Grande. A realização é do Grupo Esperança, organização não-governamental de apoio aos portadores de hepatites virais, com sede em Santos e atuação na região. Promovido a cada dois anos, o fórum já se consolidou como um dos principais encontros nacionais de atualização e discussão sobre a doença.

A hepatite C, descoberta há cerca de 12 anos, transformou-se em uma das maiores preocupações de saúde pública no Brasil e no mundo. "Quando pouco se conhecia sobre ela, o Grupo Esperança saía à frente e lançava o I Fórum", enfatiza a parlamentar. Na nova edição, a realização tem a parceria da Coordenação Municipal de DST-Aids-Hepatites de Praia Grande.

A moléstia apresenta número de infectados oito vezes superior ao de vítimas do HIV. É, também, a maior causa de cirrose hepática e de indicações de transplante de fígado, segundo o Grupo Esperança. O presidente da ONG, Jeová Pessin Fragoso, lembra que a participação é aberta, sem pagamento de taxa ou inscrição prévia.

O fórum contará com a participação, entre outros, dos médicos Roberto Focaccia, autor do Tratado em Hepatites Virais, e Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, infectologista e também precursor no estudo das hepatites virais, além de Sidnei Nehme, ex-presidente e atual diretor da Associação de Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas (Transpática). Outros detalhes podem ser conhecidos no site www.grupoesperanca.org.br.



Semana de Praia Grande

Maria Lúcia está alertando os moradores de Praia Grande para a importância de prestigiarem a Semana Municipal de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, que acontecerá de 15 a 19/5, numa realização do Grupo Esperança em parceria com a prefeitura. Quem comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento poderá fazer o teste sorológico para hepatites B e C. Crianças e jovens até 20 anos ou pessoas suscetíveis à hepatite B poderão receber a vacina na rede básica de saúde. Outras informações poderão ser obtidas nas tendas e balcões que serão montados nos shoppings Litoral Plaza e Boqueirão, nos dias 18 e 19, das 10 às 16 h.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp