Prêmio Santo Dias de 2002 tem vencedor

O Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos recebeu mais de 200 indicações e foi escolhido para a premiação
26/11/2002 20:04

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Comissão de Direitos Humanos se reuniu na tarde desta terça-feira, 26/11, sob a presidência do deputado Renato Simões (PT) para eleger o ganhador do Prêmio Santo Dias de 2002. A entidade escolhida foi o Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, que foi indicada com 237 assinaturas.

O segundo concorrente mais indicado foi o bispo D. Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia (TO), que recebeu perto de 50 adesões.

A entrega do prêmio acontecerá no próximo dia 13/12, em sessão solene, quando os demais indicados receberão menção honrosa. Destacam-se entre eles: Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região da Sé, Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo e Sociedade Santos Mártires.

Indicação simboliza momento democrático

Dimas Ramalho (PPS) destacou que todas as indicações são meritórias mas, o Fórum Permanente está com grande mobilização e simboliza o momento democrático do reencontro do Brasil com a democracia. "É a forma de mostrar nosso respeito à defesa dos Direitos Humanos."

"Todas as entidades merecem o prêmio, porém referendo as palavras do colega Dimas", afirmou Maria Lúcia Prandi (PT), lembrando que o bispo Casaldáliga deveria ganhar uma homenagem especial.

Para Milton Vieira,a premiação traduz um ano de luta incessante do Fórum na defesa das vítimas do regime militar.

O presidente da Comissão afirmou que este ano o Estado iniciou o processo de reparação política e moral aos presos e perseguidos na época da ditadura militar. "A comissão criada pela lei que estabeleceu a indenização para as vítimas do regime militar tem 1.700 processos para analisar, dos quais 300 pedidos já foram aprovados e aguardam o pagamento", informou Simões, apontando que a Comissão deverá solicitar realização de sessão solene para homenagear o bispo Casaldáliga.

alesp