Seminário inédito sobre recursos humanos


30/09/2008 20:37

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa realiza de 14 a 16 de outubro próximo um seminário sobre recursos humanos com vistas a aumentar a eficiência dos servidores públicos do legislativo e potencializar o trabalho de apoio à atividade parlamentar. Promovido pela Mesa Diretora da Assembléia e denominado "Gestão de Pessoas no Setor Público: Desafios e Experiências", o seminário apresentará experiências bem-sucedidas nos legislativos do país e reunirá intelectuais e pesquisadores que trabalham com o tema "servidor público e sua relação com a sociedade".

Entre os membros da academia que participarão do encontro estão: a professora Helena Kerr do Amaral, presidente da Escola Nacional de Administração Pública; o professor Sigmar Malvezzi, do Instituto de Psicologia da USP; a professora Maria Otília Bocchini, da Escola de Comunicação e Artes da USP; a professora Isolda Cremonine, da Escola Superior de Marketing e da Fundação Getúlio Vargas; a professora Ana Cristina Limongi França, da Faculdade de Economia e Administração da USP; e a professora Eliete Bernal, de Pós-Graduação da Universidade Paulista.

O seminário contará com a participação de servidores e dirigentes das assembléias legislativas de vários estados e câmaras municipais das capitais e maiores cidades do Brasil. "Os legislativos brasileiros têm praticamente os mesmos problemas. O trabalho desenvolvido pelo servidor público merece um cuidado especial haja vista ter uma peculiaridade: a interação entre a parte administrativa e a política, fundamental para o legislativo", destaca Carlos Fernando Costa, diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Assembléia Legislativa, órgão responsável pela organização do evento.

Outro objetivo do seminário é que, a partir dele, crie-se uma dinâmica para a discussão permanente de novas idéias e apresentação de casos bem-sucedidos. "Espero que a partir do seminário surja um movimento entre os legislativos que dê continuidade ao trabalho que estamos começando. É importante que os casos de sucesso sirvam de exemplo e motivem o servidor para aprimorar o trabalho do legislativo onde atua", observa Carlos Costa, para quem o seminário é inédito por tratar especificamente do tema recursos humanos dentro do poder legislativo.

O seminário também pretende discutir as novas ferramentas de trabalho e a tecnologia disponível ao servidor para melhorar o trabalho. Para atingir esta meta, além dos "cases", serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelas universidades e centros tecnológicos abordando a motivação e o bem-estar do servidor público voltados para a melhoria na qualidade de seu trabalho. "O profissional de RH dos legislativos não deve pensar que está abandonado ou que ninguém pensa nele. Os próprios legislativos buscam soluções", comenta Costa.

O diretor de RH da Assembléia Legislativa justifica a iniciativa de reunir temas e profissionais de instituições aparentemente distintas: assembléias legislativas e câmaras municipais. "É importante dizer que os problemas das assembléias são semelhantes aos enfrentados pelas grandes câmaras municipais. A relação entre os servidores e o trabalho de apoio à atividade parlamentar realizado também é muito parecida", diz. Ele espera que o seminário desperte nos servidores dos legislativos, especialmente nos que trabalham com RH, a consciência de que "o seu trabalho é importante para a sociedade" e que "ele é uma peça importante para que os deputados ou vereadores desempenhem a contento suas funções".

dpbraga@al.sp.gov.br



P R O G R A M A Ç Ã O



Auditório Teotônio Vilela



14/10



13h30 - Abertura



Mesa Diretora: deputados Vaz de Lima, presidente, Donisete Braga, 1º secretário, e Edmir Chedid, 2º secretário

Marcos Eduardo Tribst - secretário geral de Administração

Carlos Fernando Costa - diretor do Departamento de Recursos Humanos

Roberto Eduardo Lamari - diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista



14h - Tema: Desenvolvimento de pessoas



Professora Helena Kerr do Amaral - presidente da Escola Nacional de Administração Pública

Professor Sigmar Malvezzi - professor doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Moderador - Carlos Fernando Costa



16h - Intervalo



16h30 - Cases



- Prática monitorada - Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais



- Escolas de governo - Instituto do Legislativo Paulista



- Gestão Estratégica de Recursos Humanos - Assembléia Legislativa do Estado da Bahia



15/10



14h - Tema: Comunicação Interna



Professora Maria Otília Bocchini - professora e pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, consultora em comunicação pública

Professora Isolda Cremonine - professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Fundação Getúlio Vargas (Programa de Educação Continuada), jornalista, publicitária e relações públicas, consultora em Comunicação Empresarial

Moderadora - Tania Rodrigues Mendes



16h - Intervalo



16h30 - Cases



- RH On Line - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo



- Comunicação Interna - Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul



16/10



14h - Tema: Qualidade de Vida



Professora Ana Cristina Limongi França - professora associada e doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, coordenadora da Fundação Instituto de Administração

Professora Eliete Bernal - doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, professora de Pós-Graduação da Universidade Paulista

Moderador - Elci Pimenta Freire



16h- Intervalo



16h30 - Cases



- Semana da Saúde - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo



- Projeto Casulo QV - Gente que Faz - Assembléia Legislativa do Estado do Ceará



18h30 - Encerramento



- Apresentação da Sinfonia Empresarial

alesp