Projeto de Lei do deputado Pedro Tobias dá nome ao Hospital Regional de Bauru


10/01/2002 18:27

Compartilhar:


Da Assessoria

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa indicando que o nome do médico Arnaldo Prado Curvêllo seja dado ao Hospital Regional de Bauru, em construção próximo à Unesp.

Em sua propositura, Pedro Tobias faz questão de ressaltar que "deseja prestar uma justa homenagem a quem deixou tantos exemplos edificantes à comunidade, principalmente na área da saúde".

Arnaldo Prado Curvêllo, filho de Victor Curvêllo de Ávila Santos e Cacilda de Almeida Prado Curvêllo, nasceu em Jaú, em 16 de setembro de 1913.

Em sua formação estudantil, cursou o primário no Externato Berlitz de Jaú e o secundário no Liceu Franco Brasileiro "São Paulo" e no Instituto Cesário Motta, de Campinas. Fez o curso superior na Faculdade Federal de Medicina do Rio de Janeiro, instituto em que colou grau em 19 de dezembro de 1939.

Após sua formação acadêmica, Arnaldo Curvêllo assumiu o Serviço de Cirurgia Geral da Santa Casa de Bauru e, em seguida, foi eleito diretor clínico do hospital. Também foi um dos fundadores e presidente da Associação Paulista de Medicina, seção regional de Bauru.

Em 1950, Curvêllo fundou o Centro de Estudos da Santa Casa de Bauru e criou o Banco de Sangue e o Serviço de Anestesiologia do mesmo hospital. Ele também organizou e dirigiu o pronto-socorro municipal.

Em 1982, foi eleito diretor clínico do Hospital de Base da 7ª região administrativa e do Hospital e Maternidade Santa Isabel, ambos em Bauru.

Profissional incansável, o médico ginecologista Arnaldo Curvêllo também publicou vários trabalhos e participou de várias conferências e palestras, foi membro de diversas entidades e ganhador de vários títulos. Entre eles destacam-se: em 1956, recebeu o título de "Bauruense do Ano", por ter realizado as primeiras intervenções cirúrgicas sobre o coração, no interior do Brasil. Em 1958, ingressou no Rotary Club de Bauru, entidade que presidiu durante os anos de 64 e 65. Foi o primeiro Cursilhista de Bauru e implantou o Secretariado Diocesano da cidade.

Curvêllo foi ainda sócio fundador da Unimed de Bauru, em 1971. Vinte anos mais tarde, em 91, recebeu da Câmara Municipal daquela cidade o título de "Cidadão Bauruense".

Lá faleceu, no dia 21 de outubro de 2000, vítima de insuficiência respiratória.

Agora, o deputado estadual Pedro Tobias, que também é médico, quer homenagear Arnaldo Prado Curvêllo oferecendo seu nome a uma obra grandiosa, como é a do Hospital Regional de Bauru. "Com essa propositura, quero homenageá-lo através de uma obra que terá o mesmo alcance social que teve todo o trabalho do médico Curvêllo em sua vida", comparou Tobias.

alesp