Programação da TV Assembléia para esta sexta-feira, 12 de março de 2004


11/03/2004 18:24

Compartilhar:


6h - Depoimento - Nascido na zona Leste da Capital, o cantor e compositor Edvaldo Santana traz em suas músicas influências da periferia da cidade. Num bate-papo descontraído, o artista fala do seu trabalho e interpreta grandes sucessos

7h - Jornal da Assembléia - Telejornal com a cobertura dos principais fatos do dia no Parlamento paulista

8h - Questão de Ordem - Trata de uma antiga e, ao mesmo tempo, emergencial demanda de prefeitos e governadores: a melhor divisão do bolo tributário com o governo federal. A carga tributária já supera a casa dos 35% do PIB e o contribuinte não aceita pagar mais impostos. Para discutir esse tema convidamos os deputados Vicente Cândido (PT) e José Caldini Crespo (PFL)

9h - Frente e Verso - O deputado Vítor Sapienza (PPS) foi eleito pela primeira vez em 1987 e cumpre agora seu quarto mandato na Assembléia Legislativa. Nesse programa, Sapienza faz uma retrospectiva do seu trabalho no Legislativo paulista e conta detalhes da sua vida e trajetória política

10h - Arena Livre - No centro do programa desta semana teremos a presença do poeta, contista, tradutor e redator Carlos Figueiredo, autor do livro " 100 discursos históricos brasileiros". Vamos falar sobre este trabalho e conversar com o autor, que é especialista em marketing político e planejamento estratégico. Participam deste Arena Livre os deputados Edson Gomes (PFL), Rafael Silva (PL) e Nivaldo Santana (PCdoB)

11h - Assembléia Debate - Apesar da bacia do Guarapiranga abastecer quase 20% da população da Capital paulista, ela vêm sofrendo um acelerado processo de degradação, resultado da ocupação desordenada. Em fevereiro último, o governador enviou ao Legislativo paulista projeto de lei que define a área de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Guarapiranga, que pretende criar um novo modelo de desenvolvimento, com a participação da população e de prefeitos. Os problemas e a importância de uma nova legislação são algumas das questões que serão abordadas no Assembléia Debate de hoje, que conta com a participação dos deputados Jorge Caruso (PMDB) e Mário Reali (PT)

12h - Quarto Poder - No Quarto Poder de hoje vamos debater a influência da mídia, dos meios de comunicação na construção do conhecimento de nossas crianças e adolescentes. O interesse pela internet, a quantidade diária de TV e a qualidade da programação para essa faixa de público. Participam deste programa a jornalista e escritora Mônica Rodrigues da Costa, editora da Folhinha; a psicanalista Ana Cristina Olmos, representante da ONG Tver; os deputados Simão Pedro (PT) Célia Leão (PSDB)

13h - Em Discussão - Prevenir os jovens contra o uso de drogas envolvendo toda rede pública de ensino. Criar nestes meninos e meninas a consciência de que o álcool e o tabaco são o primeiro passo para as drogas mais pesadas, como a maconha, a cocaína e o crack. Mostrar o que pode acontecer com o corpo e a mente quando se torna um dependente químico. No Em Discussão vamos debater a proposta do deputado Valdomiro Lopes, líder do PSB, que cria a Semana de Prevenção às drogas, álcool e fumo na rede pública de ensino do Estado. Participam do programa o autor da proposta; o psiquiatra Arthur Guerra, o jornalista James Capelli e o professor Nivaldo Léo dos Santos, da Secretaria de Estado da Educação

14h30 - Plenário/Ao Vivo - Programação variada, conforme duração da Sessão Ordinária

20h - Jornal da Assembléia - Telejornal com a cobertura dos principais fatos do dia no Parlamento paulista21h- Assembléia Documento - Nesse documentário vamos falar um pouco sobre a história do Brasil. A TV Assembléia viaja no tempo e relembra os fatos históricos mais importantes na construção do nosso país.

22h - Assembléia Debate - Em 1553, o Padre José de Anchieta chegou ao Brasil. Começou dedicando-se a alfabetização dos filhos dos colonos e dos índios, sendo o primeiro mestre brasileiro. Podemos falar da importância dele nas missões de catequese, como obra social e obras literárias, como forma de expansão da fé cristã. Em 1980, pela fama de milagreiro, foi beatificado pelo Papa João Paulo II. José de Anchieta e o seu processo de canonização, um dos mais longos na história católica, são tema do Assembléia Debate de hoje. Participam do programa a historiadora Nina Lomônaco, o padre César Augusto, a deputada Célia Leão (PSDB) e o deputado Orlando Morando (PL).

23h - Plenário - Programação variada, conforme duração da Sessão Ordinária.

1h - Frente e Verso - O Deputado Geraldo Vinholi (PDT), cumpre seu segundo mandato na Assembléia Legislativa. Nesse programa ele conta as expectativas para esta nova legislatura e revela detalhes da sua vida e trajetória política.

2h - Questão de Ordem - A legalização do aborto coibiria ou não a clandestinidade dessa prática? Recentemente, no Rio de Janeiro, uma liminar impediu o aborto de um feto com anencefalia. Como lidar com as conseqüências desse tipo de ato? Permitido em casos de estupro, o aborto não deveria ser permitido para outros casos? Essas e outras questões no programa que conta com a participação da deputada Ana Martins (PCdoB) e José Bittencourt (PTB)

3h - Em Discussão - O tema é o projeto de lei do deputado José Zico Prado (PT), que responsabiliza as empresas pela lavagem dos uniformes de seus funcionários. Debatem o assunto José Larocca, presidente do Sindicato das Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e região; Maria Aparecida Cordelini, diretora do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do SINTAEMA; o químico da FUNDACENTRO, Carlos Sérgio da Silva e o médico do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Théo de Oliveira

4h - Assembléia Documento - O documentário conta a vida do músico alemão Hans Joachim Koellreutter, que influenciou o meio musical erudito brasileiro desde sua chegada ao país, em 1937. Primeiro, introduziu entre nós o dodecafonismo. Fundou, em 1939, o movimento Música Viva. Professor de música, Koellreutter também foi responsável pela formação de várias gerações de músicos brasileiros

5h- Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp no Hall da Assembléia Legislativa

alesp