Bauru sedia encontro regional de desenvolvimento


28/11/2002 11:45

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Lideranças sociais, empresariais e políticas de 50 municípios estão sendo esperadas no primeiro Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social no próximo sábado, 30/11, em Bauru. O evento está sendo organizado pelo deputado Pedro Tobias (PSDB) e será realizado a partir das 9 h, na Câmara Municipal.

No encontro, Tobias vai convocar as entidades e lideranças para a elaboração de um anteprojeto a ser discutido com o governo estadual. "O fórum tem o objetivo de criar um canal de comunicação permanente entre as entidades representativas da comunidade local e regional com o governo do Estado. Nossa intenção é debater ações conjuntas entre Estado, municípios, iniciativa privada, sindicatos e associações de classe na elaboração de projetos de desenvolvimento regional integrado", comenta o deputado.

Pedro Tobias conta que o objetivo principal não será o de receber as reivindicações individuais dos municípios. "A idéia é macrorregional. O governador Geraldo Alckmin elegeu o desenvolvimento regional como prioridade para o interior nos próximos quatro anos. E quem vai dizer ao governo quais são as demandas da região será o fórum. Este será o primeiro encontro com esse objetivo", ele afirma.

Pedro Tobias espera o comparecimento de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos públicos estaduais, de partidos políticos, de sindicatos, de universidades, de entidades estudantis e organizações não-governamentais. "A reunião preparatória vai receber sugestões para a elaboração do anteprojeto levando-se em conta as vocações e o potencial de desenvolvimento econômico e social da região. Depois vamos encaminhar os temas para discussão junto ao setor de planejamento do Estado", adiantou o deputado.

Uma das propostas do encontro será a de constituir grupos temáticos permanentes, em áreas como agricultura, indústria, comércio, turismo, serviços e outros.

Após a elaboração do anteprojeto e a definição dos temas com o setor de planejamento do Estado, o fórum vai se reunir com o próprio governador Geraldo Alckmin em um encontro público, de acordo com as informações prestadas pelo deputado.

alesp