Frente Parlamentar quer o debate da exploração sexual nas Câmaras Municipais


11/10/2005 15:28

Compartilhar:


A deputada Beth Sahão (PT-SP) encaminhará na próxima semana mensagem a todas as câmaras municipais do Estado de São Paulo estimulando a criação de frentes parlamentares locais que debatam a exploração sexual infanto-juvenil. Ela é coordenadora da Frente Parlamentar Contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil da Assembléia Legislativa paulista.

Durante todo o dia 10/10, pesquisadores e representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, do governo federal, estadual e organizações não-governamentais debateram a ocorrência deste tipo de crime, suas causas e conseqüências.

Segundo a deputada Beth, atualmente 80% das vítimas são meninas. O encontro apontou a necessidade de políticas de tratamento para as pessoas que cometem este tipo de crime. "A prisão é uma ação repressiva temporária. A pessoa pode ser libertada e voltar a cometer o crime, por isso o poder público precisa tratá-lo", afirmou a parlamentar."O poder público tem algumas iniciativas, mas é necessário aprofundá-las e radicalizá-las. Somente unindo esforços nas três esferas de poder governamental " federal, estadual e municipal " é que seremos capazes de agir com eficiência", argumenta a parlamentar.

No dia 25/10, Beth pretende organizar um encontro da Frente em Catanduva. "É uma oportunidade de levarmos informação e conhecimento ao interior do Estado", diz.

A deputada federal Telma de Souza (PT-SP), membro da Frente Parlamentar Contra a Exploração Sexual do Congresso Nacional, também participou do Encontro. A deputada defendeu um "tensionamento maior" na negociação do orçamento em todos os níveis com o objetivo de priorizar recursos para ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes. "Quanto mais nos unirmos, mais seremos fortes", disse Telma. No dia 25 de outubro, a Frente Parlamentar do Congresso realizará um encontro em Brasília.

bsahão@al.sp.gov.br

alesp