Setor habitacional é preocupação de deputado


15/03/2004 15:19

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim, líder do PPS, fez relato na Assembléia Legislativa, na sexta-feira, 12/3, da situação em que se encontra o setor habitacional em nosso país. Segundo ele, esse é um segmento que tem sido preterido há algum tempo, tendo alcançado seu pior estágio no ano passado.

De acordo com Jardim, no ano de 1980 o sistema habitacional construiu 697 mil unidades habitacionais. Em 2002, esse número abaixou para 160 mil unidades. "Trata-se de um número inexpressivo, se for comparado com a dimensão continental do Brasil e levando-se em consideração o seu crescente déficit habitacional", afirma o deputado.

Conforme dados apresentados pelo parlamentar, em 1981 os recursos da caderneta de poupança foram responsáveis pelo financiamento de 276 mil unidades. Em 2002, esse agente financeiro só teria conseguido financiar 29 mil unidades, o que significou uma diminuição de 89%.. Sempre de acordo com informações levantadas por Jardim, em 1980 os ativos das cadernetas de poupança correspondiam a 22% dos valores financeiros do Brasil. Hoje, esses ativos representam cerca de 15% do total.

Outro dado apontado pelo deputado é o desemprego neste setor. A construção civil perdeu 38,3 mil vagas só no ano passado, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscom). "O crescimento da economia e o combate ao desemprego passam necessariamente pela retomada do Programa Habitacional no país", argumenta Arnaldo Jardim. "Mas para que isso seja possível, os bancos devem cumprir o seu papel de agentes econômicos, disponibilizando linhas de créditos que possibilitem esta retomada".

ajardim@al.sp.gov.br

alesp