Da Tribuna


31/05/2010 19:39

Compartilhar:


Missão nobre



Donisete Braga (PT) falou sobre artigo do desembargador aposentado Aloísio de Toledo César, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 27/5, sobre a situação dos delegados paulistas. O artigo, de acordo com o deputado, reflete a questão da segurança pública e a verdade angustiante vivida por esses profissionais. Braga ressaltou a importância de se ouvir o pré-candidato Geraldo Alckmin a respeito da política de segurança que será apresentada por sua candidatura ao governo do Estado. "Os delegados têm uma missão nobre de conflito entre a vida e a morte. É vergonhoso que os do Estado de São Paulo ganhem o segundo pior salário do país", declarou. (NS)

Descaso com a segurança

Olimpio Gomes (PDT) ressaltou o descaso do governo com a segurança pública do Estado e informou que hoje são mais de 100 policiais fora do efetivo por estarem fazendo escolta para ex-governadores que renunciaram ao mandato, como Geraldo Alkmin e José Serra. "Esses ex-governantes estão cometendo crime de improbidade administrativa", afirmou o parlamentar. "Hoje, 32% da população têm como maior preocupação a segurança pública", concluiu. (DB)



Sem racismo



Edson Ferrarini (PTB) comentou o artigo publicado pelo jornal O Diário de S. Paulo com a afirmação de que a Polícia Militar do Estado é racista. De acordo com o deputado, a PM recebe muitas horas de aulas sobre direitos humanos em seus cursos de formação, fato que, segundo ele, comprova a falsidade da afirmação. O parlamentar afirmou ainda que a Polícia Militar é a corporação que mais busca se aprimorar na questão. Para Ferrarini, o racismo é uma falha intrínseca que ocorre não só na segurança, mas nos mais variados setores. (NS)



Preservação dos mananciais



Donisete Braga (PT) destacou a importância de ato ocorrido em 30/5, na represa Guarapiranga, que abastace 1/3 da população da Região Metropolitana de São Paulo. O deputado lamentou a falta de políticas públicas efetivas de investimentos para a recuperação ambiental dos principais mananciais do Estado e criticou a política de transferência de responsabilidades do governo para os municípios. Para Braga, a questão ambiental é um ponto fundamental que deve ser amplamente discutido nos âmbitos municipais e estadual. "É preciso que se invista para garantir um abastecimento mais saudável à população", afirmou. (NS)



Salários mais dignos



Conte Lopes (PTB) informou que as autoridades só comentam sobre segurança pública em épocas de eleição. "Nessa época todo mundo vira especialista na área, dizendo que vai resolver o problema. Mas depois que as eleições passam, tudo volta à estaca zero". O deputado alertou que a Polícia Militar atende cerca de 15 mil ocorrências por dia, e que hoje já há mais de 170 mil presos no Estado. "Não podemos comparar o salário dos policiais de Rondônia ou Roraima com o dos policiais de São Paulo, que cuidam de milhões de habitantes". O parlamentar acha válido que os policiais exerçam outras funções nas horas livres para aumentar a renda. (DB)

alesp