Depoimento parlamentar em acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos


03/02/2010 16:37

Compartilhar:


Ex-secretária de Educação de Santos e primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores da cidade, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) fará um depoimento para compor o acervo do Projeto Memória e História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, nesta quinta-feira, 4/2, a partir das 14h. O depoimento acontecerá na sede do Museu da Imagem e do Som de Santos, na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

"É uma honra participar deste projeto de resgate e preservação da história de Santos, a partir das memórias de quem viveu ou protagonizou os fatos", afirma a deputada Prandi. "Sou professora de História e apaixonada por tudo o que se relaciona à preservação, documentação e registro de fatos".

Além de sua destacada trajetória na vida pública, a deputada pertence a uma família que veio do interior para Santos e instalou na cidade as lojas Prandi, que se tornaram tradicionais pela qualidade das roupas masculinas que comercializavam. "Muitas memórias que ficam à margem da história oficial são importantes para compor a realidade social e cultural de uma época", enfatiza Prandi.

Para a deputada, a memória oral possibilita construir uma imagem bastante abrangente e dinâmica do passado. "É possível, também, registrar a história pela ótica dos excluídos ou dos vencidos", afirma.

O Projeto Memória e História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos é coordenado pelo historiador Roberto Tavares. Cerca de 100 personalidades já foram ouvidas e os depoimentos ficam à disposição do público, mediante prévio agendamento para consulta.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp