Museu de Arte - Lene Miatto


30/05/2011 08:20

Compartilhar:


Destiladas da memória as evocações paisagísticas na pintura de Lene Miatto



As evocações paisagísticas de Lene Miatto parecem destiladas da memória com a intenção precisa de provocar emoções longínquas embora vivas no plano dos sentimentos. Tais momentos poéticos encontram uma extrema correspondência no impecável tecido pictórico.

A sua visão pictórica decisivamente figurativa é, porém, movida por uma pesquisa de pureza, de meditada seleção dos valores sobre os fatos poéticos e das emoções provocadas pela beleza intensa no sentido mais apropriado do termo.

Lene Miatto é uma artista dotada de sensibilidade nos confrontos da paisagem e da natureza, alheia às problemáticas impostas por um cerebralismo complexo, pois observa a realidade com ternura e sinceridade.

Sob o perfil técnico, suas obras revelam um excelente domínio do metier, enquanto a interpretação temática é de chave prevalentemente lírica. O uso de uma areia refinada sobre o forte cromatismo faz ressaltar a composição.

A obra "Janela", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela que a originalidade da artista deriva muitas vezes da firme determinação de seguir uma linha contracorrente em que podemos observar a exata tradução plástica de um pensamento, de uma visão e de uma imaginação perfeitamente determinadas.



A artista



Lene Miatto, pseudônimo artístico de Valderene Miatto Paranhos, nasceu São Paulo. Sua trajetória artística teve início em 1965, com pintura em porcelana e posteriormente com pintura a óleo sobre tela. Após uma interrupção, retornou às atividades artísticas no ano 2000, adotando como técnica principal areia com óleo sobre tela.

De 2000 a 2004 participou de cursos de desenho, aquarela, pintura acrílica sobre tela e técnica mista com o professor Ronaldo Bertacco, aquarela com a professora Roseli Ferreira (2004), desenho com o professor Dudi Maia Rosa, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2006), e pintura no Atelier Olga Beltrão, SP (2011).

Participou de diversas exposições coletivas, entre elas o "Concurso Talentos da Maturidade" do Banco Real (2004, 2005, 2006 e 2008); "IX Concurso de Artes Livres", Saint Germain, SP (2003); "Mestres e Futuros Mestres", Galpão Jardins de Monet, SP (2002); "Retratos da Ilha", Salão de Artes da Secretaria de Cultura de lhabela, SP (2001); Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela, SP (2001); Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, SP (2000); Espaço Cultural Shopping Center Colinas em São José dos Campos, SP (2000).

Realizou mostras individuais no "Happy Hour e Arte no Rife Café", SP (2003); "Flores", Espaço Cultural do Clube Portal do Morumbi, SP (2003); e recebeu medalha de bronze na Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela e menção honrosa no Salão Waldemar Belisário.

Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp