Parlamentar quer volta dos trens espanhóis a Mogi


07/11/2003 17:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luis Carlos Gondim

O deputado estadual Luis Carlos Gondim (Vice-líder do PL) insiste na volta dos trens espanhóis à região de Mogi das Cruzes e à Zona Leste da Capital. Ele enviou na quarta- feira, 5/11, um novo ofício ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, solicitando a realização de estudos para que os trens espanhóis voltem a atender a população de Mogi pelo menos com intervalos de uma hora entre cada composição.

No documento, Gondim lembrou que os trens espanhóis serviram o trecho Brás- Estudantes da CPTM nos anos de 1998 e 1999. Depois, foram retirados de lá sob o argumento de que em breve seriam recolocados e que seriam realizadas adequações na linha férrea. "Desde então, Mogi das Cruzes vem esperando a volta dos trens espanhóis, que oferecem mais conforto e rapidez ao usuário, mas até agora nada foi feito neste sentido, apesar da nossa luta constante", queixou-se o parlamentar.

Ele não concorda com a justificativa de que as oito passagens de nível localizadas em Mogi das Cruzes demandam altos investimentos para a construção de viadutos e passagens subterrâneas, o que torna mais difícil o retorno dos trens espanhóis à região. "Acho estranho este argumento porque as passagens de nível de Mogi não impediram a circulação dos trens espanhóis durante dois anos até a Estação Estudantes", afirmou.

No próximo sábado, o governador Geraldo Alckmin deverá participar da entrega do trecho Luz/Brás do Expresso Leste, que, de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, deverá chegar até Suzano.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp