Moradores de Avaré falam das dificuldades da cidade

Audiência Pública em Avaré
08/09/2005 18:59

Compartilhar:


Antonia de Angelis, presidente do PT em Avaré, cumprimentou a comissão pela iniciativa e apresentou algumas demandas como o aproveitamento do prédio do extinto Cefam para a instalação de unidade da Fatec, conforme anunciou o governador do Estado durante visita à cidade. A compensação mediante recursos extras para a saúde e a educação por conta do alto número de presídios instalados na região também foi proposta por Antonia. Ela ainda pleiteou a consolidação da reforma agrária, lembrando que a cidade de Iaras possui a segunda maior área de terras devolutas do governo, com cerca de 50 km. "Sugiro que seja implementado um projeto nessa região para que a comunidade a ser assentada possa trabalhar com o biodiesel."

Paulo de Matos reivindicou a pavimentação de acesso a conjuntos habitacionais do governo e do acesso ao aeroporto de Avaré. Antonio Cárdia lamentou a inexistência de um hospital regional e de uma universidade pública em Avaré. Paulo Ribeiro solicitou a construção de um centro de assistência comunitária, para atendimento da população carente que vive próxima aos presídios. "Os detentos tem atenção especial com médicos de várias especialidades enquanto a comunidade vizinha está abandonada."

Cidades próximas

Manduri, representada pelo vereador Odécio Luiz, precisa de infra-estrutura para galerias pluviais e de um ginásio de esportes. Já o vereador Ariovaldo Santos reivindicou para Tejupá incentivos aos produtores de gado de corte e leiteiro e aos cafeicultores. Seu bairro, Distrito de Águas Virtuosas, carece de pavimentação nos 9 km de estrada que liga o distrito a Itaguaí.

Participação e ação

O deputado Sebastião Arcanjo afirmou que a participação da população é fundamental para que a comissão atinja seu objetivo e elabore um orçamento melhor distribuído. Quanto à Sabesp, Tiãozinho lembrou que muitos contratos já estão por vencer sem que a empresa tenha implementado o saneamento básico previsto.

Hamilton Pereira quer mais ação, sobretudo, dos parlamentares que foram bem votados na região. "Que o Vale do Paranapanema deixe de ser o Vale da Fome e se transforme no Vale da Beleza", disse o deputado que acredita no potencial da região. Ele espera que a comissão possa acolher as sugestões que permitam alavancar o desenvolvimento de Avaré e cidades próximas.

Mário Reali destacou que é importante levar ao governo as demandas da região, como a criação de um hospital regional, segundo ele, prioridade para Avaré e municípios do entorno. A continuidade na implantação de escolas técnicas também é importante, mas é preciso criar recursos para mantê-las em funcionamento.

Tatto encerrou a reunião, afirmando que os pequenos municípios só poderão ser contemplados com recursos no orçamento por meio do trabalho da comissão. "Não fosse esta iniciativa de regionalizar o orçamento, os prefeitos dessas cidades continuariam implorando verbas enquanto o dinheiro público continua sendo mal aplicado", disse Tatto, citando o caso do aeroporto de Itanhaém que custou milhões e atende, em média, cinco passageiros. "Se a comunidade daquela cidade tivesse discutido a aplicação do orçamento isso não teria acontecido, uma vez que Itanhém carece de outros serviços públicos."

alesp