Formação política para jovens líderes é tema de curso no ILP


08/09/2008 20:00

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo, através do Instituto do Legislativo Paulista, e a Fundação Konrad Adenauer (KAS) iniciaram nesta segunda-feira, 8/9, o curso Formação Política para Jovens Líderes. A abertura do curso foi feita por Roberto Eduardo Lamari, diretor-presidente do ILP e por Wilhelm Hofmeister, diretor da Fundação Konrad Adenauer, que também falou sobre o primeiro tema abordado, "Democracia e Formação Política". Ainda nesse primeiro dia de aula, o cientista político Humberto Dantas falou sobre "Desafios da Governabilidade no Brasil".

O curso, que irá até o dia 12/9, terá uma visita à Assembléia Legislativa de São Paulo, e depois um debate sobre o funcionamento democrático entre os deputados. Abordará os temas "Negociação e Ética", a cargo da cientista política Aline Soares; "Como atuar nos partidos políticos" e "Políticas públicas: o caminho para ser vereador" por Sinoel Batista, diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (Ibsa).

Na quinta-feira, 11/9, Rubens Figueiredo, do Centro de Pesquisas e Analises de Comunicação (Cepac), falará sobre "Marketing e estratégia de campanha". No último dia, Alberto Carlos Almeida, do Instituto Análise, discorrerá sobre "Participação e cultura política".



A KAS



A Fundação Konrad Adenauer é uma instituição benemérita alemã, fundada em 1956 como Sociedade para a Obra da Educação Cristã Democrática, em Wesseling, perto de Bonn, e é associada ao partido da União Democrata-Cristã. Recebeu, em 1964, o nome atual em homenagem ao seu fundador, o chanceler Konrad Adenauer. Está presente no Brasil desde 1969 e possui duas sedes, no Rio de Janeiro e em Fortaleza, e se dedica a estudos sociais e políticos.

Seu público-alvo é composto por líderes políticos e sociais, além de formadores de opinião como intelectuais, jornalistas e membros de organizações sociais e políticas, tendo como foco o fortalecimento dos partidos políticos e o incremento da participação política da população.

alesp