Auxílio para brasileiros no Japão


28/04/2009 17:40

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) pediu ao governo federal que determine ao Ministério das Relações Exteriores uma análise, com urgência, sobre a possibilidade de prestar auxílio para o regresso ao Brasil dos dekasseguis, nome que se dá aos descendentes de japoneses que emigram ao Japão em busca de trabalho.

O deputado Gondim refere-se em sua moção apresentada, no dia 28/4, aos descendentes japoneses que, a partir da década de 1980, em virtude da difícil situação econômica do país, com seus vários planos econômicos, hiperinflação, baixos salários e pouco emprego, deixaram o Brasil em busca de melhores oportunidades no Japão.

O encolhimento da economia japonesa frente à crise econômica gerou efeitos diretos na comunidade dekassegui, estimada em 315 mil brasileiros no Japão, a terceira população estrangeira naquele país, segundo dados da Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD).

Entre 70% e 80% da força de trabalho dos brasileiros no Japão é terceirizada e esses são os primeiros a ser cortados, conforme informou a ABD. Segundo dados do Ministério do Trabalho, existem no Japão cerca de 170 mil brasileiros com contratos de trabalho temporários ou terceirizados. São esses trabalhadores as principais vítimas do corte nas empresas afetadas pela crise financeira mundial. "Esses dekasseguis são cidadãos brasileiros que não podem ter sua dignidade aviltada nem serem impedidos de retornar ao Brasil", explicou Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp