Arnaldo Jardim define atividades para o Ano Internacional do Voluntariado


12/01/2001 16:20

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) reuniu-se com a coordenadora do Centro do Voluntariado no Brasil, Milu Vilella, responsável pelas atividades do ano Internacional do Voluntariado, estabelecido pela ONU, e definiu uma série de atividades, dando destaque para a promoção de uma sessão solene, a ser realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo; a divulgação das atividades de entidades não-governamentais; a busca do engajamento do Poder Público no Estado de São Paulo nas atividades relativas ao ano do voluntariado.

Ao definir a questão do voluntariado como o principal foco de suas atenções em 2001, a ONU fortaleceu o terceiro setor e os trabalhos nas organizações não- governamentais. Este novo direcionamento da organização se deve às realizações significativas que as ONGs vêm apresentando, tais como: a busca da profissionalização no trabalho voluntário, com a contratação de especialistas que atuam no mercado; a busca do lucro, como meio de possibilitar o aumento do investimento em programas sociais e no atendimento às pessoas e a estruturação do setor, com a definição de seu papel filantrópico.

O deputado, em parceria com a assessoria do Centro de Voluntariado, fará um diagnóstico e proporá uma série de alterações que simplificam as questões burocrática e tributária, que muitas vezes dificultam o funcionamento destas entidades sem fins lucrativos. "O fortalecimento das organizações não-governamentais é o sinal mais vibrante de uma nova forma de organização do Estado, em que o Poder Público cada vez mais se concentra nas suas atividades de fiscalização, controle e disciplina antimonopolista. Por outro lado, a sociedade avança, assume novas responsabilidades, se organiza e passa a desempenhar uma série de novas atribuições", afirmou Jardim.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp