Comissão de Direitos Humanos recebe deputada do País Basco


01/02/2001 17:47

Compartilhar:


Em nome da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, o deputado Wagner Lino (PT) recebeu a deputada Jone Goirizelaia, membro do parlamento da Comunidade Autônoma Basca, pertencente ao território espanhol. A deputada, que integra o partido de esquerda Euskal Herritatarrok, lidera uma delegação de políticos e sindicalistas bascos em visita ao Brasil com o objetivo de manter contato com partidos e organizações políticas.

"Não buscamos resultados práticos imediatos, mas queremos expor nossa visão dos problemas do País Basco e apresentar nossas propostas de solução", afirmou a parlamentar. A região ocupada pelos bascos situa-se no norte da Espanha e noroeste da França. Desde a metade do século passado a área espanhola tem sido agitada por um forte movimento separatista cujo braço armado é o grupo terrorista ETA (Euzkadi Ta Askatasuna). A delegação em visita à Assembléia é integrada por representantes de partidos e sindicatos de esquerda tanto da parte francesa quanto espanhola.

Para a deputada, a raiz do problema está na insistência por parte dos Estados francês e espanhol em não reconhecer a existência de um conflito político na região. Segundo ela, França e Espanha não crêem em soluções políticas e apostam em medidas policiais para suprimir o conflito. "A solução que propomos passa pelo reconhecimento do direito do povo basco de decidir o próprio futuro", afirmou Goirizelaia.

A delegação participou do Fórum Social Mundial de Porto Alegre e agora percorre parte do país em busca de apoio para suas propostas. Em São Paulo, além da Assembléia, visitou a Câmara de Vereadores da Capital, onde chegou a fazer um pronunciamento em plenário.

alesp