Novo Estatuto do Idoso recebe elogios


03/06/2003 16:40

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luis Carlos Gondim



O deputado Luís Carlos Gondim Teixeira (PTB) disse que o Estatuto do Idoso, aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional, deve, uma vez aprovado pelo plenário e sancionado pelo presidente da República, melhorar o atendimento médico, o respeito e a qualidade de vida dos idosos de todo o país.

Para Gondim, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, falta um estatuto que estabeleça normas de conduta, por exemplo, das famílias com relação aos idosos. "O abandono de idosos por parte de familiares, lamentavelmente, é prática comum no Brasil. Além disso, negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão são mais comuns do que se imagina", disse ele.

O deputado, que recentemente apresentou projeto de lei pelo qual o governo do Estado cederia dependências de escolas públicas estaduais para uso de associações e organizações de terceira idade, concluiu: "O Estatuto do Idoso irá colaborar para que a qualidade de vida da terceira idade seja melhorada. Nosso projeto de lei em São Paulo, se aprovado pela Assembléia, reforçará ainda mais muitos dos aspectos positivos do estatuto".

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp