Escola técnica de Bauru terá dois novos cursos


26/10/2006 17:34

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) anunciou que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, autorizou a implantação de dois novos cursos técnicos gratuitos na Escola Técnica Estadual (ETE) Rodrigues de Abreu, em Bauru. De acordo com o deputado, serão implantados os cursos técnicos de Logística e de Administração de Empresas. "São cursos importantes, que levam em consideração a vocação e a crescente demanda existente em nossa região. Com isso, abrem-se novas oportunidades de ensino técnico profissionalizante e de novos empregos", avaliou Pedro Tobias, que viabilizou a implantação dos dois novos cursos atendendo solicitação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib).

Atualmente, a ETE-Bauru oferece o curso técnico em Enfermagem, que também tem grande demanda na região e beneficia diretamente cerca de 80 alunos. Tobias informou que, inicialmente, os novos cursos de Logística e de Administração vão oferecer 40 vagas cada, mas este número será ampliado a cada quatro meses. "Trabalhamos para viabilizar três turmas em cada um dos três cursos. Com isso, cerca de 360 alunos serão beneficiados ao longo de 2007", revelou o deputado.

O processo seletivo (vestibulinho) para ingresso nos novos cursos já foi realizado este mês, com grande número de inscrições. "Cada curso teve, em média, cerca de 400 inscrições", adiantou o parlamentar.

Pedro Tobias afirmou que a implantação dos novos cursos faz parte da política de expansão de cursos técnicos profissionalizantes, que vem sendo desenvolvida pelo governo do Estado. "Atualmente, o Centro Paula Souza administra 125 escolas técnicas estaduais e 26 Fatecs em todo o Estado. Mais de 108 mil alunos são beneficiados com os 72 cursos oferecidos gratuitamente pelas ETEs e outros 29 pelas Fatecs", ressaltou o deputado.

Na avaliação do parlamentar, os novos cursos da ETE-Bauru serão fundamentais para a formação de mão-de-obra qualificada para os novos empreendimentos que estão sendo inaugurados na cidade e na região, como o novo aeroporto estadual Bauru-Arealva. "O técnico em logística, por exemplo, tem seu trabalho profissional voltado para a programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, além de compras, armazenamento, expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando sempre a tecnologia da informação. Tenho certeza de que esse tipo de profissional será extremamente útil para trabalhar no novo aeroporto", previu Tobias.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp