Impasse na instalação de Febem em Santo André


29/11/2006 18:17

Compartilhar:


"O caso Febem Santo André já ultrapassa 17 meses e nada é resolvido pela prefeitura de Santo André", afirmou Orlando Morando (PSDB), que, em 14/11, participou de reunião com vereadores da cidade, representante do prefeito João Avamileno e a presidente da Febem, Berenice Gianella.

Segundo o deputado, "muitos acreditavam que a Febem não estava disposta a negociar a troca das áreas escolhidas, porém ficou claro que o problema está na prefeitura, que quer negociar somente mediante a presença do governador". Morando informou ainda que, nesta semana, João Avamileno encontrou-se com o governador Cláudio Lembo e indicou um terreno no bairro Campo Grande. "Mas logo será constatado que não há possibilidade da construção no local, que é área de proteção ambiental. Há uma enorme placa indicativa colocada pela própria prefeitura de Santo André. Eles pedem para conservar e eles propõem a construção de uma Febem e, quem sabe, depois um cadeião", disse o deputado.

Morando, que realizou vistoria no local em conjunto com o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Teixeira, considera muito provável que os engenheiros da Febem vetem a construção. "Acredito que esta é mais uma forma de a prefeitura de Santo André empurrar o problema com a barriga. Aqui não há infra-estrutura adequada para rede de esgoto, energia, transporte coletivo e acomodações próximas para familiares. Será que o prefeito conhece esta área?", perguntou Morando.

Para o prefeito Adler Teixeira, o prefeito João Avamileno encontra-se irredutível na troca do local, "porém Rio Grande da Serra também se encontra irredutível na preservação da Mata Atlântica. Esta é uma área que pertence ao município de Santo André, mas se encontra abandonada. Acredito que deveríamos realizar audiências públicas com moradores de ambas as cidades para buscar o que é melhor para todos", disse o prefeito de Rio Grande da Serra.

A proprietária do Bar Esperança da Serra, dona Nice, informou que levou três anos para construir um telhado no local, devido à demora na expedição da licença ambiental. Também declarou que muitos moradores não conseguem construir nem mais um metro no próprio terreno, pois não há liberação. "Gostaria de saber como a prefeitura pretende construir uma unidade da Febem?", questionou dona Nice.

O deputado afirmou que entrará em contato com o secretário Rubens Lara, chefe da Casa Civil, e com a presidente da Febem para buscar uma solução para o impasse.

omorando@al.sp.gov.br

alesp