PV brasileiro participa de congresso na Europa


17/03/2004 15:10

Compartilhar:


Da Liderança do Partido Verde

Com cerca de 50 integrantes, o Brasil enviou a maior delegação estrangeira ao IV Congresso dos Verdes Europeus, realizado de 20 a 22 de fevereiro, em Roma, quando foi fundado o Partido Verde Europeu. O PVE reúne membros de 32 países e tem como lema "A Unidade na Diversidade".

"A presença dos verdes nos Parlamentos europeus representa importante mudança no cenário político do continente e a criação do Partido Verde Europeu contempla as especificidades de cada país, em torno de princípios e objetivos comuns", afirmou o deputado Ricardo Castilho, que representou, no encontro, a bancada verde da Assembléia Legislativa paulista.

Castilho aproveitou o evento para estabelecer contato e intercâmbio com parlamentares e dirigentes europeus. Ao fazer um balanço da participação do PV brasileiro no congresso, ele destacou a possibilidade de realizar ações de caráter internacional, a consolidação das relações entre os verdes de todo o mundo e da imagem do próprio PV brasileiro.

Luso-brasileiro

O parlamentar foi um dos responsáveis pela decisão de realizar um encontro luso-brasileiro, que deve ocorrer no mês que vem, em Santarém, com a participação de verdes da comunidade de idioma português da África. Castilho salientou ainda que o Partido Verde brasileiro definirá um calendário de atividades com os verdes dos outros países, prevendo uma missão conjunta de brasileiros e americanos para articular o PV cubano.

O parlamentar também se reuniu com representantes da Confederação Italiana de Cooperativas (Confecooperative), que explicaram os mecanismos que regem os acordos coletivos com as centrais sindicais naquele país. Na Itália, mais de 15% da população faz parte de alguma cooperativa.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp