APCS quer audiência com Alckmin


26/11/2002 21:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, Geraldo Vinholi (PDT), recebeu na manhã desta terça-feira, 26/11, uma comitiva de representantes da Cadeia Produtiva da Carne Suína do Estado de São Paulo. Eles pediram a colaboração do deputado para marcar uma audiência com o governador Geraldo Alckmin, secretários estaduais e representantes do Ministério da Agricultura, para discutir a situação da suinocultura no Estado.

Vinholi prometeu empenhar-se para conseguir essa audiência. Os principais temas a serem discutidos, segundo Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos, seriam o incentivo ao consumo do produto no Estado e "a igualdade de condições tributárias entre São Paulo e os Estados do sul e centro-oeste", amenizando os efeitos da guerra fiscal.

Comitê para administrar crise

Segundo Ferreira, a suinocultura atravessa uma crise que pode resultar em que 552 mil toneladas de carne deixem de ser produzidas no próximo ano. Além disso, os custos de produção fazem com que o suinocultor perca 10 reais na venda de cada arroba. O presidente da APCS também citou o câmbio como fator limitante das atividades do setor, uma vez que as matérias-primas empregadas nas rações estão atreladas às oscilações do dólar.

No final do encontro, a comitiva entregou a Vinholi documento no qual solicita a criação de um Comitê Emergencial da Cadeia Produtiva da Carne Suína, para, em conjunto com o poder público, encontrar saídas para essa crise. Nele são propostas ainda outras medidas, como o incentivo ao plantio de grãos, a garantia da realização de leilões para regular o abastecimento de milho e a liberação imediata de linha de crédito para custeio de matrizes.

alesp