Fórum mandato participativo debate plantio de eucaliptos


14/11/2003 21:09

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Nesta segunda feira, 17/11, acontece o último debate deste do Fórum Mandato Participativo, idealizado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV). O tema debatido será o plantio de eucalipto. O evento acontece no auditório da OAB Taubaté, rua Quatro de Março, 441, a partir das 19h30.

Segundo o deputado, o assunto é bastante polêmico. Ele afirma que, de um lado, estão aqueles que são totalmente contra o plantio, alegando que o eucalipto desertifica a região onde é cultivado. Do outro lado, estariam as grandes empresas que exploram esse tipo de árvore para fazer papel. Segundo especialistas destas empresas, o eucalipto é importante para evitar a derrubada de mata nativa.

No meio de toda esta polêmica, alguns institutos florestais defendem que o eucalipto seja plantado com critério, longe de nascentes e margens de rios e preservando o alto de morros, que são áreas de recarga de chuva.

Para tentar resolver a polêmica, o deputado Padre Afonso apresentou Projeto de Lei na Assembléia Legislativa, visando regulamentar esta cultura no Estado de São Paulo.

Além do deputado, participarão do fórum o coordenador regional do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, José Luiz de Carvalho, e o engenheiro agrônomo e fazendeiro Manoel Alcântara.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp