Denominação do Campus da Fatec de Franca


02/04/2009 17:58

Compartilhar:


Agora é lei. O campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Franca chama-se Thomaz Novelino. A proposta de denominação, de autoria de Roberto Engler (PSDB), que já havia sido aprovada pela Assembleia, foi sancionada pelo governador José Serra. A Lei 13.475/2009 foi publicada no Diário Oficial de 31/3.

Nascido em 1901, em Delfinópolis, Thomaz Novelino teve passagens pelas cidades de São Paulo, Sacramento, Muzambinho e Rio de Janeiro antes de chegar a Franca, onde viveu durante 67 anos, até sua morte, em 2000. Novelino foi o fundador, ao lado de sua mulher, a professora Maria Aparecida Rebêlo Novelino, da Fundação Pestalozzi. Dentre as instituições de ensino vinculadas à fundação, esteve a Faculdade Pestalozzi, atualmente Universidade de Franca (Unifran). A unidade foi a primeira de Franca a oferecer cursos tecnológicos em moldes semelhantes aos da Fatec.

Para Engler, a lei promove uma justa homenagem a alguém que colaborou para o bem da educação da cidade. "Estamos absolutamente convictos de que essa denominação faz justiça a um dos homens mais notáveis na história da educação de Franca", disse o deputado.



rengler@al.sp.gov.br

alesp