"A mulher na política" é tema de audiência pública na Câmara de Santos


17/03/2008 16:45

Compartilhar:


"A mulher na política" é o tema da audiência pública que será realizada nesta terça-feira 18/3, às 16h, na Câmara Municipal de Santos (Sala Princesa Izabel, Praça Mauá s/nº, Centro). O evento integra as comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, e terá como palestrante a historiadora e cientista política Clara Versiani, professora da Universidade Santa Cecília.

A organização do debate é da Frente Regional para Enfrentamento da Violência Contra a Mulher e da Comissão Especial de Vereadores de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Santos. A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), coordenadora da Frente Regional, ressalta que a participação política não se limita à disputa de cargos para os poderes Executivo e Legislativo. "Vai muito além. Envolve a presença, atuante, nas associações de bairro, nos sindicatos, nas associações de pais e mestres. É desse engajamento que surgem as lutas por políticas públicas e as lideranças que vão levar à frente estas lutas", opina.

A vereadora Suely Morgado, presidente da CEV, acredita que, neste ano, devido às eleições municipais, os debates estejam favorecidos. "Discussões como esta, são fundamentais para fomentarmos a participação mais intensa da mulher na política, especialmente em um ano em que temos eleições municipais".

Apesar de ser a maioria da população e do eleitorado, as mulheres ainda não fizeram valer este peso na conquista de maior representatividade política. Nas eleições de 2006, 11,11% dos governos estaduais foram conquistados por mulheres, 14,8% da bancada renovada no Senado, 8,97% dos mandatos de deputado federal e 11,61% das vagas nos legislativos estaduais.

"Precisamos ampliar nossa presença nos espaços de decisão. É assim que vamos combater todas as formas de discriminação e violência de gênero.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp