Deputado critica convocação de PMs no dia da eleição


03/10/2008 16:00

Compartilhar:


O deputado Olimpio Gomes (PV) repudia a atitude arbitrária do Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo que está escalando todos os Policiais Militares para trabalharem 12 horas no domingo, 5, dia das eleições para prefeito e vereadores, e determinando que os mesmos justifiquem seus votos perante à Justiça Eleitoral.

A escala deve estar pronta no fim da tarde de hoje, 3/10, e caso nada seja feito, os policiais que não votam nos candidatos do governo não terão a oportunidade de exercerem o seu direito à cidadania.

Que fique clara a importância da segurança ostensiva no dia das eleições, mas que mantenham como sempre foi feito, dando o direito ao policial militar de votar e não cerceando seu direito de cidadão.

Desde a Constituição Federal de 1988, todos os policiais militares têm direito ao voto, anteriormente cerceado aos soldados. Porém, a escala feita pelo comando da Polícia sempre foi distribuída de forma a permitir que os todos os policiais pudessem votar. Mesmo nos momentos mais críticos da política nacional os policias não foram impedidos de exercerem o seu direito à cidadania, em poder votar no candidato de sua escolha. Essa medida do comando, se confirmada, representa um abuso e uma retaliação, possivelmente em função do movimento grevista da Policia Civil. "Ela é inconstitucional, antidemocrática e autoritária".



molimpio@al.sp.gov.br

alesp