Manutenção de aulas de História no ensino médio


05/01/2009 17:14

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemorou decisão da Secretaria Estadual de Educação de manter o volume de aulas de História no ensino médio. No final do mês passado, a pasta divulgou que parte das aulas da disciplina seria cortada, juntamente com as disciplinas de Geografia e Educação Física, para dar lugar às aulas de Sociologia e Filosofia, que voltarão a ser obrigatórias no currículo do ensino médio a partir de 2009, conforme legislação federal sancionada neste ano.

A decisão deu novo ânimo à parlamentar, que continua trabalhando para que o corte nas aulas de Geografia e Educação Física também seja cancelado. "Há espaço na grade para a inclusão de Sociologia e Filosofia, utilizando parte do horário reservado para as chamadas disciplinas de apoio curricular. No diurno também seria viável investir na ampliação da permanência do aluno na escola", insiste a deputada, que integra a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.

Prandi considera particularmente grave a situação da Educação Física. De acordo com a decisão do Estado, a disciplina foi cortada do 3° ano do ensino médio, o que é proibido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). "Em vez de investir em melhores condições para a prática da disciplina, o governo de São Paulo infringe a lei e tolhe esse direito dos alunos", diz Prandi.

Caso o Estado mantenha a postura de cortar as 160 aulas de Educação Física e Geografia, a parlamentar pretende recorrer ao Ministério Público.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp