Da Tribuna


10/11/2009 21:06

Compartilhar:


Universidade Taleban

Rui Falcão (PT) comentou o artigo escrito por Marta Suplicy para a Folha de S.Paulo, publicado hoje, no qual Marta classifica de assustador o episódio de agressão à estudante Geisy Arruda por seus pares, e a atitude da universidade - que denominou "Universidade Taleban" - de expulsá-la (decisão depois revogada). Falcão concordou plenamente com as opiniões de Marta e disse ainda que essa é uma atitude de falso moralismo, além do que, evidencia o risco da volta do facismo. (MA)



Reforma para fechar

Carlos Giannazi (PSOL) disse ter participado de reunião com a comunidade da Escola Estadual Alberto Torres, no Butantã, e recebeu a informação de que essa instituição irá fechar. A comunidade foi informada pela direção e pela secretaria da Educação, que orientou todos a procurarem outra escola. Giannazi mostrou imagens onde consta placa do governo informando sobre reformas, e não fechamento. "Como uma obra custa 412 milhões para reforma e fecha??" questionou Giannazi. (MA)



Profundo lamento

Olímpio Gomes (PDT) expressou profundo lamento com a morte do jovem Tenente Carlos Henrique Pontual, na madrugada passada. De acordo com Olímpio, o tenente e mais dois cabos, ao abordarem um carro suspeito, foram recebidos a tiros de fuzil. Para o deputado, o crime organizado cada vez mais mata em São Paulo e o governo nada faz. "Boletins diários agora são nomes dos policiais executados", afirmou Olímpio. (MA)



Falta controle

Conte Lopes (PTB) também juntou-se ao deputado Olímpio no pesar pela morte do Tenente Pontual, cuja idade era de 22 anos, recém formado pela Academia do Barro Branco, e apenas há nove meses em serviço. Conte disse que em São Paulo os policiais estão sendo mortos por fuzis americanos e russos, cuja força do tiro fura colete à prova de balas e carro forte. " Esse tipo de armamento entra pela falta de controle, fiscalização e investigação nos roubos de armas que estão acontecendo e, quando o policial mata o bandido, as investigações são imediatas, quando é morto nada acontece", lamentou Lopes. (MA)



Morte banalizada

Edson Ferrarini (PTB) afirmou que, antigamente, quando um policial era morto, tornava-se ponto de honra prender o assassino, mas agora a morte está banalizada. Para Ferrarini, está ocorrendo uma espécie de omissão que resulta no assustador crescimento do crime. O deputado pediu ao secretário da Segurança Pública que tome providências contra esta situação. (MA)



Contra a intolerância

Milton Flávio (PSDB) disse estar feliz pela "corrente em defesa da diversidade e contra a intolêrancia", citando o caso da estudante de turismo que no último dia 22/10 precisou sair da universidade Uniban escoltada pela polícia após ser hostilizada por causa do vestido que usava. O deputado ressaltou que protocolou na Comissão de Educação a convocação do reitor da Uniban. Para ele, não basta voltar atrás na decisão de expulsar a aluna. "Nem no tempo da ditadura vimos algo semelhante", disse. Flávio também destacou que a Faculdade tem que cumprir seu papel como educadora e formadora da juventude. (TB)



Seminário sobre o Mesotelioma

A realização de seminário sobre o mesotelioma - cancêr provocado pelo amianto - foi abordado por Marcos Martins (PT). O evento realizado nesta terça-feira, conta com a participação de pessoas de outros países, entre líderes internacionais, universitários, médicos, pesquisadores além de diversas entidades como a Central Única dos Trabalhadores. O deputado classificou o amianto de "droga" que precisa ser banida, atitude que 51 países já tomaram. Martins também disse que a Lei 12.684 está sendo ameaçada pelos interesses da "indústria da morte", e pediu apoio dos deputados da casa. (TB)



Novos cargos para defensoria pública

Vanderlei Siraque (PT) se mostrou satisfeito com a criação de 100 novos cargos para defensores públicos: "Há muito tempo estávamos cobrando a criação de uma unidade (da Defensoria Pública) na região do ABC paulista", disse. O deputado ressaltou que, apesar de pouco, já classifica a medida como um avanço. Ele destacou que São Paulo foi um dos últimos Estados a criar a Defensoria Pública, "um direito humano essencial para defender as pessoas em juízo", já que muitas pessoas não tem condições de contratar um advogado. (TB)



Agentes de sáude

Ed Thomas (PSB) comentou a realização de reuniões importantes no Congresso Nacional para a aprovação da PEC 300, que propõe igualar salários da polícia de todos os Estados aos da polícia do DF. O deputado criticou agentes de saúde, citando caso, que presenciou, em que um paciente aguardou duas horas pela chegada do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Câmara dos Deputados, atraso que se deu porque o motorista não sabia a localização da Câmara. De acordo com ele, "a tecnologia deve ser utilizada a favor da vida humana". (TB)



Diabetes

Ed Thomas (PSB) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria, o PL 578/2009, permitindo ao Executivo celebrar convênios com clínicas que realizam tratamento de oxigenoterapia hiperbárica (OHB) ou hiperoxigenação hiperbárica. A iniciativa recebeu, em 5/11, parecer favorável da Comissão de Saúde da Casa. A terapia, segundo o deputado, é dirigida aos doentes com "pé diabético" e vem obtendo resultados positivos no país. Thomas declarou também que o projeto permitirá às cidades do interior paulista oferecer, através de suas prefeituras conveniadas, as dez sessões do tratamento necessárias à melhora desses doentes, evitando sequelas e até a amputação.(BC)



Radioterapia

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de estender o prazo para que clínicas de radioterapia se adaptem às exigências técnicas de funcionamento foi criticada por Pedro Tobias (PSDB). Para ele, a Anvisa foi incoerente ao baixar a portaria com a exigência e, depois, prorrogar o prazo por ela mesma estabelecido. Tobias, integrante da CPI do Erro Médico, disse que a comissão continuará apurando os acontecimentos denunciados pela grande imprensa nas cidades de Bauru e Marília em relação a falhas nesse tratamento médico. "Queremos saber se a questão foi resolvida", alertou o deputado. (BC)



Prevenção à hepatite viral

Para Milton Flávio (PSDB), a par do problema relativo aos doentes necessitados de radioterapia, abordado por Pedro Tobias, há também que se cuidar dos portadores de hepatite viral. O deputado, autor do PL 173/2006, afirmou esperar que o Colégio de Líderes inclua o mesmo na pauta de votações plenárias, para que o Programa Estadual de Prevenção e Tratamento das Hepatites Virais, criado pelo projeto, se torne realidade no Estado. Flávio lembrou de outra iniciativa sua, a vacinação contra gripe para idosos, que, à época em que José Serra era ministro da Saúde, foi adotada nacionalmente. (BC)



Dez anos do Esperança

Convite para a celebração de dez anos do Grupo Esperança, de apoio a portadores de hepatite C, foi feito por Maria Lúcia Prandi (PT). A cerimônia será realizada nesta quarta-feira, 11/11, em Santos. A parlamentar também se referiu às supostas falhas ocorridas em máquinas de radioterapia nas cidades de Marília e Bauru, bem como em hospitais da Baixada Santista. Prandi informou que verba de R$ 3 bilhões será destinada à Santa Casa de Santos para compra de acelerador de partículas, que permitirá o funcionamento do equipamento de radioterapia por 24 horas. Ela também lembrou compromisso assumido pelo secretário estadual da Saúde de descentralizar o atendimento de quimioterapia no Estado. (BC)

alesp