1º secretário preside ato solene em homenagem a Chiara Lubich


16/03/2009 20:30

Compartilhar:


Presidido pelo 1º secretário, deputado Carlinhos Almeida (PT), a Assembleia Legislativa de São Paulo irá realizar nesta terça-feira, 17/3, ato solene em homenagem a Chiara Lubich, a partir das 15h, no auditório Franco Montoro. A iniciativa conta também com a participação dos deputados Hamilton Pereira (PT), Afonso Lobato (PV), Marcos Martins (PT) e Roberto Morais (PPS).

Além de representantes da área política, são aguardados hoje diversos integrantes desse movimento religioso, em sua maioria católicos, mas também com simpatizantes judeus, muçulmanos, budistas, hindus, entre outros.

Chiara Lubich, falecida em 14 de março do ano passado, é fundadora do Movimento dos Focolares, surgido no começo da 2ª Guerra Mundial, que tem como objetivo difundir os valores do cristianismo por meio da promoção de diálogos ecumênicos e inter-religiososos. Fundado em 1943, em Trento, Itália, enfatiza a unidade e a fraternidade universal.

O movimento atua em 181 países e conta com cerca de 140 mil membros, além de mais de 2 milhões de simpatizantes. No Brasil, o Focolares chegou há 50 anos, no Recife, pelas mãos de Ginetta Calliari, uma das primeiras companheiras de Chiara.

Na área política, o Movimento Político pela Unidade (MPPU), criado por Chiara, em 1996, na Itália, chegou ao país em 2001, por ocasião de seminário realizado na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista, em São Paulo. A proposta deste movimento é difundir a Fraternidade Universal como uma categoria fundamental da política, unindo pessoas de diferentes tendências políticas.



carlinhos@carlinhos.org.br

alesp