Festival de Verão poderá ser realizado em todas as cidades do Litoral Norte


15/12/2000 15:03

Compartilhar:


O prefeito eleito de São Sebastião, deputado estadual Paulo Julião (PSDB), participou de uma reunião com o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça. A reunião, realizada no dia 6 de dezembro, foi agendada com todos os prefeitos eleitos do Litoral Norte e contou com a presença do atual prefeito reeleito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, e do eleito de Ilhabela, Manoel Marcos. No encontro discutiu-se a ampliação do Festival de Verão 2001 de Ilhabela, com uma programação regional que também inclua shows em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Durante a reunião ainda foram discutidas ações para o planejamento de um calendário regional permanente.

No ano passado, o Festival de Verão aconteceu apenas em Ilhabela, com atrações de destaque da Música Popular Brasileira, como Gal Costa, Gilberto Gil e Oswaldinho do Acordeão. Em 2001, a idéia é ampliar o evento para as demais cidades, com o objetivo de projetar todo o Litoral Norte, a exemplo do que ocorre com a região de Campos do Jordão na época do Festival de Inverno, e de Gramado (RS), durante o Festival de Cinema. "O setor de entretenimento também é um importante segmento dentro da indústria do turismo e deve ser planejado profissionalmente para que cada região possa ter sua marca diferenciada", observou Paulo Julião.

O evento ainda não está com as datas definidas, mas está sendo planejado para coincidir com as comemorações do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, com a abertura na Capital, e prosseguimento dos shows no Litoral Norte. A duração do Festival deverá ser de quatro semanas. O secretário Marcos Mendonça solicitou uma proposta detalhada do evento para que providências concretas possam ser adotadas, principalmente em relação ao patrocínio. "Uma nova reunião ocorrerá nos próximos dias com o secretário de Cultura para dar encaminhamento às decisões e fechar a programação, inclusive com os custos", adiantou Paulo Julião.

Turistas argentinos.Os prefeitos eleitos e o secretário da Cultura também falaram sobre a necessidade da elaboração de um calendário turístico regional - além do Festival de Verão - para incrementar a indústria turística. O secretário Marcos Mendonça ressaltou que o Litoral Norte tem potencial e atrativos suficientes para atrair investimentos para o setor e receber mais visitantes. Ele exemplificou com a demanda de turistas argentinos em outras regiões do país. "No ano passado, Santa Catarina recebeu cerca de 500 mil turistas argentinos. O planejamento regional racional poderá viabilizar ações para atrair pelo menos 10% desse público", considerou Mendonça.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp