Redução da jornada de trabalho


30/04/2008 11:24

Compartilhar:


Representantes de todas as centrais sindicais do país participaram nesta segunda-feira, 28/4, de ato solene na Assembléia Legislativa em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O ato foi uma iniciativa do deputado Cido Sério (PT) e marcou o Dia Mundial em Memória das Vitimas de Doenças e Acidentes do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

"É inacreditável que em pleno século XXI os trabalhadores ainda sofram com tantos acidentes e doenças ocupacionais. A questão é que todos esses problemas podem ser evitados, já que são previsíveis. Espero que no ano que vem possamos realizar outro ato solene no dia 28/4, mas desta vez para comemorar a redução dos acidentes de trabalho e não em memória das vítimas", destacou Cido Sério.

No final do ato, os representantes das centrais entregaram moção ao deputado em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 393/2001, que tramita na Câmara dos Deputados e reduz a jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas por semana. Cido Sério apresentou a moção em sessão da Assembléia Legislativa para apreciação dos deputados.

Cido Sério ressaltou aos colegas parlamentares que a redução da jornada é fundamental para diminuir o número das doenças e dos acidentes de trabalho. "A Assembléia de São Paulo tem de se manifestar em apoio à PEC 393, do senador Inácio Arruda (PCdoB) porque sua aprovação mostra que o Brasil está em consonância com as normas da Organização Internacional do Trabalho. As centrais estão promovendo um abaixo-assinado que pretende recolher mais de um milhão de assinaturas e nós, deputados, devemos pressionar os presidentes da Câmara e do Senado para que a PEC seja aprovada com a máxima brevidade possível", afirmou Cido Sério.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp