Provedores de Santas Casas participam de audiência com coordenador de Saúde do Interior


12/11/2003 17:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Ary Fossen

O deputado Ary Fossen, sempre preocupado com as questões da Saúde, participou de uma audiência com o coordenador de Saúde do Interior, Nelson Maurício Nogueira Pesciotta; o diretor Técnico de Saúde da DIR XII, de Campinas, Sérgio Pannico Grecco; e os provedores das Santas Casas de Vinhedo (Anderson Holandae Gibert Lorenzon) e Louveira (Alceu Steck e Dario Mel) (Louveira), para discutir as possibilidades de unificar as Santas Casas de oito municípios com o objetivo de que, juntss, consigam alcançar condições de sustentabilidade.

Os oito municípios envolvidos são Atibaia, Bragança Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Jundiaí também pode fazer parte, pois há interesse dos provedores da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastácio. Gilberto entregou ao coordenador um projeto do que pretendem criar e pediu apoio da Secretaria de Estado de Saúde em orientações, treinamentos de profissionais, idéias, entre outras coisas, o que agradou muito Nelson Nogueira. "Além deste contato com o Poder Municipal e Estadual, que é muito importante, os municípios podem se ajudar mutuamente."

Dentro das estratégias de planejamento entregue por Gilberto ao coordenador, estão um plano de marketing comum entre as oito Santas Casas, maior participação da comunidade, cursos de capacitação profissional, padronização dos contratos de concorrência da Saúde, equacionamento da demanda de serviços reprimidos, estabelecimento de pisos e tetos salaraias, além da ética entre as partes e criação de uma central unificada de compras. "Já realizamos quatro reuniões e temos obtido bons resultados. Cada mês a reunião acontece em uma cidade", completou Holanda.

Segundo o deputado Ary Fossen, as necessidades do projeto são apoio das secretarias municipais de Saúde, elaboração de um estatuto e uma mantenedora - que articulará as ações e seu o reconhecimento pela Secretaria de Estado de Saúde. "A idéia é excelente e, com isso, as Santas Casas vão ter menos necessidade de procurar a Secretaria de Estado, porque estarão unidas, o que, conseqüentemente, gerará economia para o Governo do Estado", disse.

Dentro do sistema de compra unificado, Nelson Nogueira convidou os provedores para participar do pregão de leilão invertido, organizado pela Secretaria. "Várias empresas participam e vão baixando os preços de seus produtos para que o Estado possa comprar com custo bem reduzido.Outra idéia é a formação de um consórcio entre as cidades envolvidas. Desta forma, fica facilitado o repasse do Governo para as entidades. "A idéia é esta: economizar para gastar melhor", completou .

afossen@al.sp.gov.br

alesp