Deputado participa de inauguração de unidade de oncologia em hospital de bauru


07/11/2003 18:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participa neste sábado, dia 8, às 10 horas, da solenidade de inauguração da unidade de oncologia Luiz Fernando Almeida Maia, no Hospital Manoel de Abreu, em Bauru. Com a inauguração da nova ala de internação, Pedro Tobias disse que os pacientes de câncer terão um atendimento facilitado e humanizado. "Esta unidade irá disponibilizar leitos para que os portadores de qualquer tipo de câncer não precisem sair de Bauru para realizar seu tratamento. A proposta é juntar todo o serviço de oncologia em uma única ala do hospital, visando oferecer um atendimento mais digno, como determina a Secretaria de Estado da Saúde", afirmou o deputado, que também é médico mastologista.

O novo setor é parte de um projeto da Associação Hospitalar de Bauru (AHB), entidade que mantém o Manoel de Abreu, que pretende tornar o hospital um centro de referência e excelência em oncologia para os pacientes com câncer do Sistema Único de Saúde (SUS). "Queremos ampliar o serviço oncológico em Bauru. Nossa meta é que, futuramente, tenhamos também nosso centro cirúrgico e uma UTI. Com isso, o serviço de oncologia seria totalmente integrado", declara José Cardoso Neto, administrador da AHB.

A primeira etapa do projeto foi a total restauração da antiga ala de internação. De acordo com Cardoso Neto, a reforma teve custo aproximado de R$ 120 mil, com recursos da AHB. São 27 leitos para adultos e dois leitos infantis, mais um jardim externo para os pacientes.

A Associação Bauruense de Combate ao Câncer, parceira da AHB no projeto, também investiu cerca de R$ 30 mil na nova ala, principalmente para a pintura, jardinagem, compra de aparelhos de TV e dos enxovais de todos os leitos.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp