Opinião - Mandato participativo

Padre Afonso Lobato - Deputado Estadual (PV)
10/11/2003 18:34

Compartilhar:


Desde o momento em que decidi entrar para a vida política, coloquei como meta fazer um mandato totalmente participativo. Para mim, como cidadão, sempre foi inconcebível um representante da população legislar ou administrar sem ouvir os seus representados.

Por este motivo, entendo ser prioridade que assuntos desafiadores sejam debatidos por toda a sociedade, pois afinal de contas, legislamos por ela, para ela, com ela e é a população quem sofre as conseqüências dos atos de seus representantes.

Pensando desta forma, a partir da próxima segunda feira, dia 27, iniciaremos em Taubaté uma série de debates, o Fórum Mandato Participativo, que tratará de temas prementes e importantes para a nossa região. O primeiro tema a ser abordado é a regionalização da saúde. A crise neste setor é séria e atinge indistintamente todas as cidades da região. Como uma solução, o Governo apontou a criação do Hospital Regional. Até o momento estamos apenas na fase de discussões. Quem sabe, seja este o momento da população também fazer suas sugestões para encaminharmos ao Governo do Estado.

No dia 3 de Novembro vamos debater outro assunto importantíssimo, a Bacia do Rio Paraíba. Corremos o risco de ficarmos sem água, apesar de nossa região ser privilegiada sob esse aspecto. Mas, ao longo dos séculos, a exploração humana, o aumento do consumo e os maus tratos com a água, estão nos levando em direção a uma situação complicada e que pode até se transformar em conflituosa, com a disputa entre municípios e estados devido à escassez do produto.

O plantio do eucalipto é o tema que debateremos no dia 17 de Novembro. O assunto é muito polêmico e inclusive já apresentei projeto de lei que regulamenta o plantio no Estado de São Paulo. De um lado estão aqueles que defendem essa cultura e dizem que inclusive é preferível o eucalipto à pastagem, pois seria menos prejudicial ao solo. De outro lado estão aqueles que consideram o eucalipto uma verdadeira praga que pode levar nossa região à desertificação.

Para o ano que vem estamos pensando em mais temas, como as Cavas de areia, o tratamento dos resíduos sólidos e a questão das drogas e violência.

É importante que todos participem e se envolvam para que nossa cidadania seja exercida e que o mandato popular seja valorizado e acompanhado pela sociedade organizada. Afinal de contas, é preciso participar para poder cobrar!

alesp