Aulas de cidadania

PARLAMENTO JOVEM
19/11/2004 17:24

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mariana A Garcia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Jovem Mariana Aparecida Garcia (Partido da Educação), de Itaquaquecetuba, é a primeira aluna de sua escola, Colégio Santadélia, que participa do Parlamento Jovem. "Quando a professora nos falou do Parlamento muita gente da minha sala achou que isso era uma besteira, mas eu decidi participar para ganhar conhecimento" disse a criadora do projeto que dispõe sobre aulas de cidadania nas Instituições de Ensino.

A idéia de Mariana é que a disciplina cidadania seja incluída no currículo escolar do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª séries). No Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) as crianças devem colocar em prática o que aprenderam nos anos anteriores e realizar trabalhos voluntários na comunidade, visitando, por exemplo, creches, asilos e orfanatos. Finalmente, no Ensino Médio (1º a 3º colegial) os adolescentes devem criar soluções para os problemas encontrados.

"As pessoas precisam aprender o que é cidadania, para que serve e como podem praticar. A escola precisa assumir suas funções sociais para formar não além de alunos, cidadãos", disse Mariana.

alesp