Assembléia cria Frente Parlamentar pela Reforma Política


17/04/2007 11:19

Compartilhar:


O Parlamento paulista incorporou-se ao movimento nacional em defesa da reforma política, com a criação da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, a ser lançada oficialmente no dia 3/5, no auditório André Franco Montoro, na Assembléia Legislativa.

Criada por iniciativa do deputado Roberto Felício (PT), a frente pretende mobilizar a sociedade para participar ativamente do debate sobre o tema, recorrente na mídia, nos meios políticos e na opinião pública. De caráter suprapartidário, ela deverá ampliar a discussão e o entendimento da reforma política, não apenas acerca de questões relativas aos processos eleitorais, mas, principalmente, sobre o poder e as formas de exercê-los e controlá-los.

Felício diz que o principal objetivo do órgão será garantir o combate a todas as formas de desigualdade e de exclusão nesse processo. Segundo o parlamentar, é preciso fazer com que as decisões políticas sejam tomadas com a participação de todos e que o poder seja permeado pelos interesses populares. Ele defende a idéia de que as câmaras municipais sigam o mesmo caminho da Assembléia, criando suas respectivas frentes. "Uma reforma política no Brasil só terá legitimidade se representar os interesses de todos aqueles que delegam o poder aos seus representantes, em cada processo eletivo", conclui o deputado.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp