Caderno de Física da rede estadual propõe experiência que usa chumbinho


28/05/2009 11:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/OPINIAOPRANDICADERNO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/OPINIAOPRANDICADERNO  2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, não se conforma: chumbinho, a munição para arma de ar comprimido, e um tubo de PVC fazem parte dos materiais de uma "experimentação" que deve ser realizada por alunos da 2ª série do Ensino Médio da rede estadual. A atividade abre o Caderno do Aluno da disciplina de Física, que os estudantes estão recebendo, com atraso, para utilização nas aulas do bimestre maio/junho.

"Com tubo de PVC e chumbinho pode ser feita uma arma", reage a deputada Prandi, reproduzindo a indignação dos professores que já tiveram acesso ao material. Um grupo procurou a parlamentar relatando reações que a proposta de experimentação já suscitou. Segundo os educadores, de imediato alguns alunos relacionaram o material à produção de arma.

"Chegaram a explicar como poderia ser feita a arma, usando uma bexiga acoplada ao tubo. Outro perguntou se servia chumbinho de rato. Outro, ainda, disse que poderia conseguir chumbinho no Exército. Alguns falaram em guerra de chumbinho", comenta a deputada Prandi. E acrescenta: "Esta é a consequência do absurdo descuido na elaboração do material didático. Que escola é esta que o governo Serra quer impor?", enfatiza.

A experimentação, inserida no tema "Calor como Energia", é apresentada na página três do Caderno do Aluno. "Faça a atividade a seguir", diz o caderno, expondo a relação de materiais e uma foto ilustrativa. Nesta, estão o tubo, um punhado de chumbinho e os outros materiais " borracha, vasilha de alumínio, gelo, sal fita adesiva e termômetro.

Na última parte da experiência, o aluno deve girar o tubo rapidamente, de modo que o chumbinho "caia" por toda a sua extensão. A operação deve ser repetida cem vezes.

Esta é a terceira grande polêmica, neste ano, envolvendo material didático distribuído pelo governo do Estado. É a segunda, no prazo de dez dias. O que mais podemos esperar?", indaga a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp