Assembleia promove debate sobre a urna eletrônica


28/05/2009 17:10

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista, órgão da Assembleia Legislativa de São Paulo, realizará no próximo dia 1º, juntamente com a Procuradoria Regional Eleitoral, o evento Urna Eletrônica " Jornada pelo Aperfeiçoamento, no qual serão debatidos os avanços obtidos com a urna eletrônica e possíveis aprimoramentos do sistema .

O encontro será no auditório Teotônio Vilela, na sede do Parlamento paulista, das 9 às 17 h. No evento serão discutidos os temas como o desenvolvimento da urna eletrônica, processo eleitoral e integridade do voto, entre outros, com a participação de técnicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), de advogados e jornalistas. Estão previstas as presenças do ministro do TSE, Arnaldo Versiani; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; do procurador Regional Eleitoral, Luís Carlos dos Santos Gonçalves; e do diretor presidente do ILP, Roberto Eduardo Lamari.

As inscrições para participar do debate Urna Eletrônica " Jornada pelo Aperfeiçoamento devem ser feitas na página do ILP na internet, que pode ser acessada a partir do Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br ), clicando no link do ILP (no lado direito da página). Depois, basta entrar em Agenda de Cursos e Eventos. Mais informações podem ser obtidas no mesmo local ou pelo telefone 3886-6288. Veja abaixo a programação integral do evento.



9 h " Abertura



Deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Luís Carlos dos Santos Gonçalves, procurador Regional Eleitoral



9h30 " Desenvolvimento da Urna Eletrônica



Palestrante: Osvaldo Catsumi Mamora, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Debatedores: Fátima Nieto, advogada; Rafael Fernandes de

Azevedo, técnico do Tribunal Superior Eleitoral



10h30 " Coffee break



10h45 " O Caso Alagoas



Palestrante: Clovis Torres Fernandes, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Debatedores: José Mello Cruz, do setor de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Pedro Barbosa Pereira, procurador Regional Eleitoral substituto



12 h " Almoço



13h30 " A Visão do TSE sobre a Urna Eletrônica

Palestrante: Giuseppe Janino, secretário de Informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Debatedores: Sandro Barbosa, jornalista da TV Bandeirantes; Anchieta Filho, jornalista da rádio Jovem Pan; Alberto Rollo, advogado



14h30 " Processo Eleitoral



Palestrante: Valter de Almeida Guilherme, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)



15h30 " Coffee break



15h45 " Evolução e Integridade do Voto

Palestrante: ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)



17 h " Encerramento

alesp