Semana de Inclusão Social atende crianças e jovens afrodescentes


10/02/2006 17:57

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, coordenada pelo deputado Sebastião Arcanjo (PT), em parceria com a IBM Brasil e com a Lenovo, realiza entre 13 e 17/2, pelo segundo ano consecutivo, a Semana de Inclusão Social para a Comunidade Afro-Descendente (AfroTech), na Assembléia Legislativa. O evento contará com a presença do cantor e apresentador Netinho de Paula. Durante toda a semana, jovens afrodescendentes de comunidades de baixa renda terão, gratuitamente, aulas de informática, introdução à tecnologia, sistemas de informação e Internet, além de palestras da equipe de recursos humanos da IBM sobre planejamento profissional e dicas de como entrar no mercado de trabalho.

Para as crianças, as atividades de iniciação à informática serão dadas através do Projeto KidSmart da IBM " um computador com aparência de brinquedo e programas educacionais com conteúdos de matemática, ciências e geografia " criado para estimular a criatividade, o raciocínio e a socialização. Além disso, oficinas de massa de modelar do Anima Escola/Anima Mundi divertirão as crianças.

A iniciativa da Semana de Inclusão da IBM é mundial " acontece paralelamente em 25 cidades do mundo " e São Paulo é a única cidade da América Latina a sediá-la. No ano passado, no Brasil, 84 jovens carentes e 59 crianças receberam certificado de participação. Para este ano, a expectativa é que 80 jovens e 80 crianças, de instituições de São Paulo e Grande São Paulo, participem das aulas.

"O principal objetivo dessa semana é despertar o interesse de crianças e jovens afrodescendentes de baixa renda para a importância da tecnologia no nosso dia-a-dia e incentivá-los a conhecer e aprender mais sobre o tema" " afirma Sirlene Toledo, executiva de programas de Responsabilidade Social da IBM Brasil.

"Essa semana é para a IBM um passo na promoção da diversidade, uma política que parte da nossa estratégia de negócios. O Afrotech é uma forma de despertarmos a atenção de crianças e jovens negros carentes para a tecnologia. E também de contribuirmos para preparar as próximas gerações que, em breve, estarão no mercado de trabalho", completa Osvaldo Nascimento, líder do Conselho de Diversidade para afrodescendentes da IBM Brasil.

tiaopt@uol.com.br

alesp