Deputada incentiva participação de estudantes no Parlamento Jovem


04/07/2007 11:02

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está empenhada em assegurar que a Baixada Santista e o Vale do Ribeira tenham participação expressiva no Parlamento Jovem Paulista. Para tanto, a parlamentar enviou o Manual do Candidato a mais de 330 instituições de ensino médio, das redes pública e particular, com orientações sobre objetivos, inscrições, processo seletivo e demais detalhes. No ano passado, oito estudantes da Baixada Santista foram "eleitos", bancada que corresponde a quase 10% do total de cadeiras da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Prandi quer manter a tradição da região de participar ativamente do evento. Entusiasta da idéia, a parlamentar explica que o Parlamento Jovem tem como ponto alto uma sessão especial da Assembléia Legislativa, durante a qual os deputados estaduais cedem seus lugares aos estudantes. Os jovens dirigem os trabalhos, apresentam projetos de lei e participam de debates. Tudo acontece no Plenário Juscelino Kubitschek, onde são realizadas as sessões do Parlamento paulista. As atividades são desenvolvidas com a assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar.

Desta vez, o Parlamento Jovem estará reservado a estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares, que podem se candidatar a uma das 94 cadeiras disponíveis. Uma das exigências impostas aos pretendentes é a "filiação" a um "partido político". Só que estes partidos são temáticos, ou seja, os temas ou assuntos preferidos dos estudantes constituem as agremiações partidárias. São 12 as opções: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

"O candidato deve elaborar um projeto de lei sobre o tema escolhido. Na Assembléia, uma comissão especial examinará os trabalhos e selecionará os 94 melhores do Estado. Os autores tornam-se, então, "deputados", com direito a diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de eleição em painel eletrônico, entre outros encaminhamentos", acrescenta a deputada Prandi. São dois dias de atividades. A sessão especial plenária é transmitida pela TV Assembléia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Estado.

"É uma oportunidade ímpar de conhecer os bastidores, o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo", destaca Maria Lúcia, lembrando, ainda, que o Parlamento Jovem insere os estudantes na discussão de problemas sociais e na busca de soluções. "Reafirmo que é um exercício de cidadania, que evidencia a importância dos debates democráticos, da participação, do diálogo e do respeito à decisão da maioria".

Prazos

O calendário do Parlamento Jovem Paulista determina que as inscrições, com a entrega dos projetos de lei, sejam feitas de 17 a 25 de setembro. Os "deputados" serão conhecidos em 29 de outubro. A recepção aos alunos ocorrerá em 22 de novembro e, no dia 23 daquele mês, acontecerá a aguardada sessão plenária do Parlamento Jovem Paulista.

Outros detalhes também podem ser conhecidos no site da Assembléia Legislativa " www.al.sp.gov.br, ícone Parlamento Jovem.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp